ANAC publica Alerta de Segurança Operacional (ASO) sobre interferências e falsificações de sinais em sistemas de navegação GNSS, em 17.08.25


Em nota no dia 07, no seu portal, a ANAC divulgou que publicou, no dia 05, o Alerta de Segurança Operacional (ASO) 0002-0/2025 –
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/informacoes-de-seguranca-operacional/aso/00020_2025.pdf 
– para informar a comunidade de aviação civil sobre interferências e falsificações no sinal do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). 

O alerta foi motivado pelo aumento no número de casos de interferências (jamming) e falsificações  (spoofing) em várias partes do mundo.

O documento, de caráter orientativo, ressalta que o sistema GNSS é um dos principais facilitadores da Navegação Baseada em Desempenho (PBN) e viabiliza sistemas críticos para a segurança do vôo.

As recomendações contidas no ASO tiveram origem em simpósio da OACI (Organização da Aviação Civil) realizado em fevereiro de 2024.

O ASO detalha recomendações da ANAC aos operadores de aeronaves. Entre as recomendações, está:
[1] – por operadores aéreos – desenvolvimento de procedimentos para que as tripulações notifiquem o controle de tráfego aéreo e os fabricantes de aeronaves (OEM) ao tomarem ciência de eventos de interferência.
[2] – por operadores aéreos – notificação da ANAC, via Portal Único de Notificações, informando anomalias de sinais GNSS, com dados como data, modelo da aeronave, fase de vôo e local da anomalia.
Portal Único de Notificações – ANAC:
https://santosdumont.anac.gov.br/menu/r/api/portal_unico_notificacao/selecao-do-tipo-de-notificacao?session=13406917116626
[3] – por operadores aéreos – a ênfase adicional aos tripulantes para o monitoramento “de perto” do desempenho de equipamentos, informando prontamente órgão de controle de tráfego quaisquer degradações aparentes de sistema de navegação GNSS, e para a prontidão para operar sem os sistemas de navegação GNSS.
[4] – por operadores aéreos – desenvolvimento de procedimentos e treinamentos com base de orientações de [i] fabricantes de aeronaves e equipamentos aviônicos, [ii] autoridades de aviação civil do Estado de projeto e da ANAC.
[5] – por fabricantes – melhoramento de equipamentos e fornecimento de orientações e informações adicionais sobre efeitos e medidas de mitigação de anomalias de sinais GNSS (incluindo interferência, falsificação e perda de sinais), do ponto de vista de equipamentos de aeronaves.
[6] – por fabricantes – garantir que equipamentos de aeronaves se recuperem rapidamente e retomem a navegação GNSS uma vez cessada a anomalia.

ASO recomenda a leitura atenta de documentos como:
Boletim Especial de Aeronavegabilidade 2024-02, da ANAC:  
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/informacoes-de-seguranca-operacional/aso/ASO_0020_2024.pdf

FAA SAFO (Safety Alert for Operators) nº 24002:
https://www.faa.gov/other_visit/aviation_industry/airline_operators/airline_safety/safo/all_safos/SAFO24002.pdf

EASA SIB (Safety Information Bulletin) nº 2022-02R3:
https://ad.easa.europa.eu/ad/2022-02R3