ANAC publica BEA (Boletim Especial de Aeronavegabilidade) para jato executivo EMBRAER EMB-500 (Phenom 100E/Phenom 100EV) com ‘pacotes’ de motorização PW617F/aviônica Garmin G1000-G3000/painéis de spoiler, para falhas nas powerpack (geradores-fonte de energia) do sistema hidráulico e seus efeitos na aeronave, em 05.02.21


A ANAC publicou o BEA (Boletim Especial de Aeronavegabilidade) nº 2021-01R01, com data de 01/02/2021, com codificação ATA 29 (para sistema hidráulico), relativamente ao jato executivo EMB-500 (Phenom 100), equipados, com ‘pacotes’ de configuração de [1] motores PW617F-E, sistema aviônico G1000 e painéis de spoiler (designação comercial Phenom 100E) e [2] motores PW617F1-E, sistema aviônico G3000 e painéis de spoiler (designação comercial Phenom 100EV), ou [3] aparelhos que tenham incorporado a modificação do Boletim de Serviço EMBRAER SB 500-00-0009, para alertar proprietários e operadores do modelo sobre a ocorrência de falhas nas powerpack (geradores-fonte de energia) do sistema hidráulico e seus efeitos na aeronave.

O BEA apresenta recomendações de caráter informativo e não mandatórias, desta forma, até o presente momento não se justificando a emissão de uma Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) de acordo com os requisitos do RBAC nº 39 (de regulamentação da publicação de Diretrizes de Aeronavegabilidade). O documento revisa o BEA 2021-01, emitido em 20/01/2021, e está sendo emitido para incluir, na aplicabilidade, aeronaves que tenham incorporado a modificação do boletim de serviço EMBRAER SB 500-00-0009.

BEA/ANAC nº 2021-01, com data de 21/01/2021:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/aeronaves/arquivos/bea-no-2021-01-emb500-powerpack-failures-port.pdf

BEA/ANAC nº 2021-01R01, com data de 01/02/2021:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/aeronaves/arquivos/BEANo202101R01EMB500PowerpackFailuresport.pdf

Conforme o BEA, a power pack do sistema hidráulico no EMB-500/Phenom 100 possui uma bomba elétrica totalmente integrada e que fornece potência hidráulica. Além disso, todos os componentes essenciais de um sistema hidráulico típico são montados dentro deste conjunto único, incluindo um reservatório hidráulico integrado.

Os aparelhos equipados com ‘pacotes’ de configuração [1] a [3] incorporam um acumulador hidráulico dedicado no sistema de freio principal, para fornecer potência a este sistema, em caso de falhas no sistema de fornecimento de potência hidráulica. A consequência desta modificação foi um aumento na quantidade de fluído hidráulico (hydraulic fluid) que deve ser armazenada. Para acomodar este volume adicional de fluido, o reservatório hidráulico (hydraulic reservoir) que é incorporado na powerpack foi substituído por um reservatório hidráulico separado. Como resultado, a powerpack foi modificada para eliminar a seção do reservatório integrado.

Diversos eventos associados com esta powerpack modificada (com reservatório hidráulico separado), foram reportados para a ANAC.

O sistema hidráulico de aviões com a instalação da powerpack modificada é configurado para garantir a disponibilidade do sistema de freio principal e do sistema de freio de emergência em caso de falhas na powerpack, através dos acumuladores hidráulicos dedicados, considerando que não há outras falhas adicionais no sistema. Em termos de falhas combinadas com consequências significantes, apesar do baixo desempenho que a powerpack com reservatório separado vem apresentando, os objetivos de segurança para todas as falhas críticas ainda são alcançados, considerando os dados fornecidos para a ANAC na data de publicação deste Boletim Especial de Aeronavegabilidade.

As investigações sobre as falhas nas powerpack indicam que um dos contribuintes para a condição de falha é a queda de pressão na porta de sucção da bomba integrada (integrated pump suction port).

Entretanto, devido às ocorrências reportadas, considerando os efeitos indesejáveis destas falhas recorrentes para a disponibilidade da aeronave e a exposição a combinações de falhas, a ANAC está emitindo a seguinte recomendação:

  • com o objetivo de aumentar a confiabilidade da powerpack, a ANAC recomenda proprietários e operadores dos aviões afetados a substituir tubos (tubes) e mangueiras (hose), além de realizar o retrabalho do suporte da linha de sucção hidráulica, de acordo com o Boletim de Serviço EMBRAER SB 500-29-0007. A modificação abordada na recomendação é parte de um conjunto de modificações com o objetivo de melhorar a confiabilidade da powerpack.

O Boletim Especial de Aeronavegabilidade poderá ser revisado para incorporar recomendações associadas com outras modificações ainda em desenvolvimento.

O BEA tem como documentos de referência:
1 – Boletim   de   Serviço   EMBRAER   SB 500-00-0009, de “Instalation of the Ground Spoiler/Speed Brake function anda new hidraulic system” (Instalação de Spoiler de solo/função de Freio aerodinâmico e novo sistema hidráulico”.
2 – Boletim   de   Serviço   EMBRAER   SB 500-29-0007, de “Hydraulic Power – Hydraulic Power Suction Line Replacement” (Fonte hidráulica – substituição de linha de sucção de sistema hidráulico). [EL]