ANAC publica Boletim Especial de Aeronavegabilidade (BEA) para EMBRAER Phenom 100 para operação de vôo em condições de gelo com correto uso e atendimento dos procedimentos operativos padronizados previstos em Manual de Vôo, em 15.06.23
A Gerência Técnica de Aeronavegabilidade Continuada (GTAC) da ANAC publicou Boletim Especial de Aeronavegabilidade (BEA) n° 2023-03, com data de 12/05/2023, no tema ATA 30 – Proteção contra chuva e gelo (Ice and rain protection), com assunto de título “Operação em condições de gelo – correto atendimento aos procedimentos”, relativamente ao modelo de jato executivo EMB-500 (Phenom 100).
BEA n° 2023-03, com data de 12/05/2023 – “Operação em condições de gelo – correto atendimento aos procedimentos” – versão português
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/aeronaves/arquivos/BEA202303_portugues.pdf
BEA n° 2023-03 – versão inglês – “Operation in icing conditions – adherence to standard operating procedures”
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/aeronaves/arquivos/BEANo202303_ingles.pdf
A publicação da ANAC tem o objetivo orientações aos operadores e proprietários da aeronave EMBRAER EMB-500 (Phenom 100) a respeito do sistema de proteção contra gelo e um alerta para a importância da adoção correta dos procedimentos estabelecidos pela fabricante. O documento possui recomendações de caráter informativo e não-mandatórias, desta forma, até o presente momento não se justifica a emissão de uma Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) de acordo com os requisitos do RBAC nº 39 – de “Diretrizes de Aeronavegabilidade”.
A elaboração e publicação do documento foi motivada por um histórico de três acidentes com aparelhos do modelo – dois na Europa (em pouso, no arredondamento e iminência do toque) e um no EUA (durante aproximação), este sendo fatal, com seis mortes.
Em comum, nos três acidentes, houve a operação em fase de aproximação e pouso em condições de formação de gelo, a não-utilização ou uso insuficiente dos sistemas de degelo da aeronave e a preparação da aeronave para operação com velocidades para pouso, consistente com o manual de referência de consulta rápida (QRH – Quick Reference Handbook), sem condições de gelo, em que o sistema de degelo das asas e estabilizador está desligado.
A ANAC alerta quanto ao risco associado para os pilotos que desligam os sistemas de proteção contra gelo, em desacordo com os procedimentos estabelecidos pela fabricante. A ANAC ressalta que acidentes já ocorreram em decorrência da falta de aderência aos procedimentos estabelecidos pela fabricante, nesse sentido o Boletim comentando três acidentes.