ANAC reconhece a aeronave Sling TSi como Aeronave Leve Esportiva (ALE) Especial para a empresa brasileira TAF Brasil, em 07.01.26
Em nota no dia 06, a ANAC divulgou que conferiu à empresa brasileira TAF Brasil LTDA ME o reconhecimento da aeronave Sling TSi como Aeronave Leve Esportiva (ALE) Especial. Com o reconhecimento, a TAF Brasil passa a ter autorização para fabricar a aeronave no Brasil, ampliando a oferta de produtos dessa categoria no país.
A TAF é a décima fabricante brasileira a receber o reconhecimento de aeronave ALE Especial.
O diferencial da aeronave Sling TSi está na sua capacidade para operar com 4 assentos, sendo o segundo avião ALE Especial do mundo com esta característica apto a atender às normas consensuais da categoria ALE.
Para o reconhecimento do Sling TSi, a ANAC realizou um trabalho de verificação documental amostral, visitas técnicas à fabricante e vistorias na aeronave. Esse processo teve como objetivo verificar que a empresa conduziu todas as análises e ensaios exigidos pelas normas consensuais, e que a declaração da fabricante possui fundamentos técnicos.
O reconhecimento do Sling TSi como ALE Especial foi possível porque a ANAC, em julho de 2022, alterou a regulamentação da categoria ALE no Brasil, permitindo que aviões com até 4 assentos e PMD (peso máximo de decolagem) até 1.361 kg utilizem normas consensuais da categoria ALE desenvolvidas pela ASTM International. Essa nova regulamentação, além de aproximar o Brasil de padrões internacionais, permite uma redução de custos para a aprovação de novos projetos dessas aeronaves em comparação com o processo de certificação de Tipo e mantém o nível aceitável de segurança com o atendimento às normas consensuais.
A Sling é uma fabricante sul-africana, com sede em Johannesburgo.
Fornecido em kit a partir de 2018, o Sling TSi é um monomotor de 4 assento de alumínio de qualidade aeronáutica usinado CNC, com de alumínio anodizadas contra corrosão, com longarinas principais da asa também anodizadas. O trem de pouso dianteiro, o suporte do motor e os pedais são de aço 4130, enquanto os ailerons e profundores possuem controles por haste com rolamentos (pushrod controls with bearings), e todas as articulações de todas as superfícies de controle sendo dotadas de rolamentos de esferas (ball bearings).
O Sling TSi é motorizado por um Rotax 915 iS turbo sport de 141 HP, injetado, da comprovada série de motores Rotax 912/914. O motor Rotax 915 iS oferece maior potência, a melhor relação potência-peso em sua classe, potência total de decolagem até 16.000 pés.
O motor agora vem equipado de série com hélice quadripá DUC Flashblack K-3-R, oferecendo ajuste e passo hidráulico preciso em vôo para máxima eficiência em diversas condições de vôo. Essa hélice avançada utiliza materiais e engenharia inovadores para proporcionar maior empuxo, menor arrasto e uma suavidade notável — combinando perfeitamente com o compromisso do Sling TSi com desempenho de alto nível e satisfação do piloto, adaptada perfeitamente a motores modernos, particularmente à variedade turbo sport injetado.
O Sling TSi passa a contar com freios Beringer, freios de última geração de reputação mundial de excepcional confiabilidade, reconhecida em diversas modalidades do automobilismo. Com rodas HE de 6 polegadas (15,24 cm) e pinça Aerotec de 2 pistões, além de aletas de refrigeração, pastilhas sinterizadas e discos flutuantes, este sistema de frenagem foi meticulosamente projetado para desempenho otimizado. Complementados por pneus Michelin sem câmara, esses componentes representam o ápice da excelência técnica.
A aviônica é uma suíte Garmin G3X touch EFIS de 10 polegadas (25,4 cm), EFIS backup Garmin G5, rádio-COM Garmin GTR-200, transponder remoto Garmin GTX-35R, sistema de piloto-automático Garmin GSA 28 com interface de sistema multifuncional Garmin GAD-27 e painel de áudio Garmin GMA-245R Bluetooth.
Em um esforço contínuo para garantir a segurança em nossas aeronaves, a Sling e a BRS Aerospace colaboraram para integrar todo o seu sistema de recuperação balística nos modelos de aeronaves Sling TSi, proporcionando tranquilidade a milhares de pilotos, passageiros e suas famílias. O sistema de paraquedas da BRS é acionado em situações de risco de vida por um foguete que desacelera a aeronave e, em seguida, a baixa com os ocupantes até o solo em uma descida lenta e segura. O paraquedas e o conjunto do foguete balístico de propelente sólido ficam acondicionados em um compartimento montado dentro da fuselagem, que é ativado manualmente pelo piloto.
O interior é todo estofado em couro e há aquecedores de cabine em ambos os lados. Os assentos são ajustáveis, assim como os pedais. Os controles são full-dual – stick, pedais, acelerador e freios. O conforto no interior é complementado por um design robusto e de segurança em primeiro lugar no exterior.
Especificações e desempenho:
1 – dimensões
1.1 – largura de cabine – 1,18 m. (46,8 pol.)
1.2 – comprimento – 7,175 m. (23,54 pés)
1.3 – envergadura – 9,54 m. (31,3 pés)
1.4 – altura – 2,45 m. (8 pés)
2 – Pesos
2.1 – peso vazio padrão – 520 kg
2.2 – peso útil máximo – 430 kg
2.3 – peso de decolagem máximo – 950 kg
2.4 – capacidade de combustível – 198 litros (52 galões) – ie, 160 kg
3 – velocidades operacionais
3.1 – Velocidade máxima permitida (Vne) – 155 KIAS
3.2 – Velocidade de cruzeiro (a 9.500 pés AMSL) – 148 KTAS
3.3 – Velocidade de estol – 57 KIAS
3.4 – Velocidade de estol (Full Flaps) – 48 KCAS
3.5 – Componente máx. de vento cruzado demonstrado – 15 KTAS
4 – desempenho de pista
4.1 – distância de decolagem com cruzamento a 50 pés – 250 m.
4.2 – distância de pouso com cruzamento a 50 pés – 228 m.
5 – outros:
5.1 – Razão de subida (MSL) – 1.200 pés/min.
5.2 – Teto de serviço – 23.000 pés AMSL
6 – Autonomia e alcance
6.1 – consumo de combustível com operação em regime “Cruzeiro econômico” – 28 litros/hora, ou 7,4 galões/hora
6.2 – autonomia em “cruzeiro lento” – 8 horas
6.3 – alcance com operação em regime “Cruzeiro de melhor alcance” – 1.000 MN
https://slingaircraft.com/aircraft/sling-tsi/
https://en.wikipedia.org/wiki/Sling_Aircraft_Sling_TSi
