Analista de mercado Brian Foley: o preço de jatos executivos com aparente tendência de alta, em 24.08.21
Depois de mais de uma década em que as fabricantes aeronáuticas tiveram pouco espaço e influência para aumentar os preços dos jatos executivos novos, o mercado está finalmente começando a mudar e os preços parecem estar nos estágios iniciais de aumento, de acordo com o analista da indústria Brian Foley, fundador da Brian Foley Associates.
“Adicione mais um item à lista crescente de preços em ascensão – jatos particulares”, disse Foley, observando que mesmo um pequeno aumento percentual nos jatos executivos pode elevar os preços de compra em milhões.
O novo cenário, e espaço, marca uma mudança na tendência que surgiu depois que as entregas de jatos executivos em todo o mundo atingiram o pico em 2008 com 1.300 unidades. As entregas caíram desde então, com uma média de cerca de 700 unidades por ano e deixando “as cinco principais fabricantes – Bombardier, EMBRAER, Dassault Falcon Jet, a unidade da General Dynamics Gulfstream e Textron Aviation (Cessna) – lutando pelas vendas de um pool reduzido de compradores”, reduzindo os preços, diz Foley.
Em 2019, o mercado pareceu se fortalecer, mas esses ganhos foram afetados pela pandemia, que fez com que as entregas caíssem 20%. Mas, de acordo com Foley, “isso está mudando”.
O analista chamou o “ano de 2020 de vendas explosivas” para jatos executivos usados, um precursor do mercado de jatos novos neste ano. “O número de transações de aeronaves usadas estabeleceu recentemente recordes de todos os tempos, e o estoque para escolha [e negociação de aeronave] diminuiu para apenas um terço dos níveis normais. Com poucos pastéis de creme restantes, os compradores não têm para onde ir, exceto para o showroom de aviões novos”, diz Foley.
Essa tendência estava em exibição na última rodada de relatórios trimestrais dos fabricantes, que divulgaram taxas book-to-bill [encomendas: entregas] que giravam em torno de 2:1, o que significa duas vezes mais unidades vendidas do que entregues. As pendências aumentaram de acordo.
“Embora algumas pressões de preços ainda permaneçam, isso tem todas as marcas de se transformar em um mercado de vendedor”, sustenta Foley. Somando-se aos estoques disponíveis mais baixos e aos prazos de entrega mais longos para as aeronaves, as pressões inflacionárias também devem elevar os preços. “Antes de aumentar os preços de tabela, os fabricantes primeiro descontam menos, um valor que varia de acordo com a marca, modelo e cliente, mas normalmente fica na casa de um dígito”, observa Foley. Mesmo assim, o analista diz que os preços parecem ter subido para alguns modelos.
“Acredita-se que esta é apenas uma primeira etapa no longo prazo, aumentando constantemente os preços dos jatos, à medida que mais compradores buscam uma oferta limitada de aviões, ao mesmo tempo em que são alimentados pela inflação sistêmica em toda a economia e na cadeia de abastecimento”, diz Foley. “A indústria está embarcando em sua primeira oportunidade de firmar preços em bem mais de uma década, apontando para um caminho claro há muito esperado para margens melhores e prosperidade”, completa Foley. [EL] – c/ fontes