AOPA Brasil na busca por autosserviço de abastecimento de combustível em aeroportos, em 04.05.22


Em texto-editorial postado no seu portal em 05/03/2022, a AOPA Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) trata do ritmo mais lento ao desejado para avanços do setor aéreo brasileiro, ainda que apontando para a movimentação da redefinição de modelo de concessões aeroportuárias.

E reporta-se aos problemas que ocorreram na qualidade de combustível – de gasolina de aviação (AvGas) – em período recente, em 2020, para focar na necessidade para avanço e impulso à aviação geral de ações para o advento de novos modelos de distribuição de combustível aeronáutico, o principal insumo do setor aéreo.

Conforme o texto, “A AOPA Brasil tem clareza que a aviação geral brasileira só terá oxigênio novo em relação ao seu principal insumo – os combustíveis – se novos modelos de distribuição forem testados e disseminados. Autosserviço e tanques próprios – coisa que é a realidade há 40, 50, 60 anos pelo mundo, precisa virar realidade também no Brasil. É inexplicável e inadmissível que o Brasil continue a operar o cansado modelo Petrobras – distribuidor – revendedor – consumidor. Somos literalmente reféns de cartéis instalados em aeroportos há décadas, que precisam ser substituídos por concorrência, liberdade de fontes de abastecimento e autosserviço”, aponta Humberto Branco, presidente da AOPA Brasil.

Em defesa e em sentido deste novo modelo, a AOPA Brasil revela uma ação empreendida pelo seu associado cmte. André Danita, como representada da entidade, a visita técnica em instalações de autosserviços localizados no aeroporto de North Perry (KHWO), nos arredores de Fort Lauderdale, na Flórida/EUA. Por intermédio da AOPA USA, o cmte. Danita teve a oportunidade de conhecer as instalações e as operações de revendedor com autosserviços, comprovando a facilidade e alta segurança do sistema que já existe no EUA há décadas.

Segundo a AOPA Brasil, esta visita técnica do cmte. Danita fez parte de um seu esforço maior que envolve uma empresa brasileira líder na automação de postos de abastecimento, um distribuidor de combustível aeronáutico e concessionários aeroportuários. “A intenção é viabilizar, no menor espaço de tempo possível, uma operação nova de autosserviço de abastecimento em alguns aeroportos, para comprovarmos para as autoridades que um modelo consagrado pode funcionar muito bem no Brasil. Diretores da ANAC e o Secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura estão cientes do esforço da associação e até aqui demonstraram estar dispostos a colaborar para que a modernização ocorra”, informa Humberto Branco.

Texto original da AOPA Brasil:
https://www.aopabrasil.org.br/noticias/aopa-brasil-na-busca-por-autosservico-de-abastecimento-em-aeroportos