API adiciona o terceiro centro autorizado americano de instalação de winglet em jatos Dassault Falcon 50/900/2000, a West Star, do Tennessee (EUA), em 29.06.23


A Aviation Partners (API) acrescentou as instalações da West Star Aviation, em Chattanooga, no Tennessee (EUA), como um centro autorizado de instalação de winglets para os jatos das séries Dassault Falcon 50, 900 e 2000. A adição de uma terceira instalação em Chattanooga reflete a expansão contínua da West Star de suas capacidades de instalação.

As instalações da API em East Alton, no Illinois, e em Grand Junction, no Colorado, já servem como centros autorizados de instalação de winglets nos mesmos modelos.

“O relacionamento de instalação de winglet da API com a West Star remonta a quase 20 anos, começando com os [jatos] Hawker em Grand Junction em 2004 e, mais recentemente, o Falcon em East Alton em 2010”, disse o presidente da Aviation Partners, Gary Dunn. “Estamos ansiosos por muitos mais anos dessa grande parceria, oferecendo disponibilidade de slot expandida para nossos clientes em comum, à medida que colocamos Chattanooga online”, completou Dunn.
Os wingletsBlended Winglet – API para aeronaves Falcon oferecem maior alcance – até 5% em operação à velocidade de MACH 0,80 e de 7% em regime de cruzeiro de longo alcance (LRC) – e subida aprimorada, incluindo maior altitude inicial de cruzeiro e tempo de subida mais rápido. O Blended Winglet da API tem um grande raio e é projetado com uma variação de corda suave na área de transição da junção winglet-asa, isso permitindo carga aerodinâmica ideal e evitando concentrações de vórtice que produzem arrasto. Os Blended Winglet da API demonstraram mais de 60% de eficácia em relação aos winglets de dimensão semelhante com transições angulares.
No site da API, é postado um depoimento do cmte. Randy Greene, chairman da Safe Flight Instrument Corp., que opera Falcon 900B: “À MACH 0,80 [e FL450], Em M.80 [e FL450], o fluxo de combustível era de 1.700 lb./h, o que se compara a quase 2.000 lb./h no FL 410 sem os winglets. Claramente, a combinação de desempenho aprimorado da asa e especificações de combustível aprimoradas em altitudes mais altas é uma ótima combinação para alcance”.

A API e a West Star estimam que a instalação de winglets leva cerca de cinco semanas úteis para serem concluídas.

A adição de winglets ganha popularidade no momento da mudança de propriedade de aeronaves, pois os novos proprietários podem aproveitar o tempo de inatividade e o financiamento pós-aquisição. Outros proprietários optam pela modificação durante inspeção Check-C e junto de outros serviços de modificação – de compartimento seco, de atualização aviônica, reforma de interiores ou um projeto independente. [EL] – c/ fontes