Apoiada pela Boeing e governo local de Queensland, projeto australiano de refinaria de SAF, com tecnologia de processo ATJ (alcohol-to-jet) da LanzaTech Global e sua subsidiária LanzaJet, entra em fase de estudo de viabilidade, em 25.08.24


Em post no dia 21, o editor-sênior da mídia AIN Curt Epstein traz a notícia que a Wagner Sustainable Fuels, da Austrália, iniciou um estudo de viabilidade para equipar sua planejada refinaria de combustível de aviação sustentável (SAF) em Brisbane. A empresa está favorecendo a aplicação do CirculAir, uma tecnologia desenvolvida pela LanzaTech Global e sua subsidiária LanzaJet que converte matérias-primas residuais em SAF.

O processo CirculAir utiliza a tecnologia de reciclagem de carbono da LanzaTech para converter matérias-primas de origem local, incluindo emissões industriais e resíduos sólidos de município, em etanol, que é então transformado em SAF através do processo ATJ –alcohol-to-jet (álcool para jato) da LanzaJet.

Apoiado pela Boeing e pelo governo de Queensland, o projeto é visto como uma fonte de novos empregos na região, ao mesmo tempo que aumenta a segurança energética interna da Austrália e reduz as emissões de gases com efeito de estufa provenientes da aviação.

“A LanzaTech e a LanzaJet esperam fornecer uma solução comercial conjunta para apoiar o trabalho da Wagner Sustainable Fuels e avançar no desenvolvimento de um mercado doméstico australiano de SAF”, disse Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech e presidente do Conselho da LanzaJet. “Há carbono suficiente acima do solo para transformar os 100 bilhões de galões de combustível de aviação derivado de combustíveis fósseis consumidos todos os anos em combustível de aviação confiável feito de carbono reciclado, e a flexibilidade da tecnologia CirculAir torna possível que este projeto libere a miríade de resíduos recursos baseados em recursos necessários para atender a essa demanda”, acrescentou Holmgren.

A expectativa é que o estudo de viabilidade seja concluído até o final do ano, e a Wagner espera iniciar a construção do projeto – com capacidade para produzir 27 milhões de galões de SAF por ano – em 2026. [EL] – c/ fonte