Após adição dos motores Rolls-Royce BR-710A1/A2 e BR-710C4 e ​Pratt & Whitney das séries PW-535A/B, -545A/B/C e -306A/C, EAP – Engine Assurance Program acrescenta turbofan e APU GE CF34-3B aos seus planos de cobertura/programas de manutenção por hora, em 22.08.25

No dia 11, o EAP – Engine Assurance Program (Programa de Garantia de Motores) anunciou que operadores do jato executivo do Bombardier Challenger 604 com motor General Electric CF34-3B agora podem registrar seus motores e  APU nos planos de cobertura/programas de manutenção por hora. O EAP também abrange o motor GE CF34-3A/-3A1/-3A2, que equipa a aeronave Challenger 601.

A nota informa que proprietários e operadores dos mais de 300 jatos Challenger 604 fabricados pela Bombardier agora têm acesso ao programa de manutenção de motores por hora do EAP.

O jato executivo supermédio Challenger 604 é popular por seu alcance de 6.400 km (3.455 MN), interior espaçoso e motores de grande potência.

Os motores GE CF34-3A/B são a mais recente adição à oferta em constante expansão do EAP.

“O desempenho robusto do motor CF-34-3B demonstra suas raízes no serviço militar. Estamos entusiasmados que este motor de alto desempenho agora tenha acesso ao suporte de alto desempenho da EAP”, afirma Sean Lynch, diretor administrativo da EAP. “Com a EAP, você precisa apenas de um recurso para ajudar com todas as suas necessidades de cobertura de motor, em vez de lidar com vários programas de fabricante [OEM] diferentes. Isso economiza tempo e esforço dos clientes”, completa Lynch.

O EAP continua expandindo a lista de motores cobertos por seu programa de manutenção por hora. A EAP já cobre todas as variantes do Honeywell TFE-731 e recentemente se concentrou em adicionar motores da General Electric, Pratt & Whitney Canada e Rolls-Royce ao seu programa.

“Os clientes estão satisfeitos com o serviço ágil da EAP, o robusto conjunto de motores para locação e o significativo estoque de peças de reposição, e nosso crescimento é prova disso”, acrescenta Sean.

No dia 08 de julho, o EAP anunciou que operadores do jato executivo Gulfstream G550 passavam a dispor de seus motores Rolls-Royce BR-710C4-11 e APU nos planos de cobertura/programas de manutenção por hora. O EAP também abrange os motores BR-710A1-10, que equipa o jato Gulfstream GV, e BR-710A2-20, que equipa os jatos  Bombardier Global Express, XRS, 5000 e 6000.​​

​“É importante ressaltar que não estamos apenas adicionando os motores, estamos adicionando profissionais de motores reconhecidos pelo setor para que nossos clientes tenham cobertura para motores e suporte especializado. Mais recentemente, a Pratt & Whitney Canada e o especialista em motores da Rolls-Royce, Delray Dobbins, se juntaram a nossa equipe, e os clientes estão satisfeitos em saber que a ajuda especializada está a apenas um telefonema de distância. O serviço ágil da EAP, o robusto parque de motores para locação e o significativo estoque de peças de reposição nos diferenciam, e nosso crescimento é prova disso”, afirmou Lynch.

“Estamos constatando que os operadores de aeronaves com motores Rolls-Royce estão acolhendo a opção de um programa somente para motores, já que alguns operadores não exigem cobertura para naceles, e também estão acolhendo uma maior flexibilidade nos mínimos”, acrescentou Delray, diretor de estratégia global do EAP.

A contratação do especialista em motores Delray Dobbins foi divulgada em 10 de outubro de 2024, para o cargo de diretor de estratégia global, fortalecendo as ofertas do EAP para clientes da Pratt & Whitney Canada e da Rolls-Royce.

À ocasião do anúncio, o EAP divulgou que estava expandindo sua equipe de especialistas em motores, em conjunto com a crescente lista de motores cobertos por seu programa de manutenção por hora. Em 2023, o EAP adicionara diversos motores Pratt & Whitney Canada e Rolls-Royce ao seu programa. E para fortalecer ainda mais seu suporte a esses motores, o EAP adicionava o especialista em motores da Pratt & Whitney Canada e da Rolls-Royce, Delray Dobbins.

Com a adição mais recente dos motores Pratt & Whitney Canada e Rolls-Royce, a cobertura da EAP agora se estende a diversas aeronaves Cessna Citation, G200, Gulfstream GV e Bombardier Global Express/XRS.

“Delray é conhecido em toda a indústria por sua expertise em motores, seu conhecimento de programas de manutenção de motores e sua ética de trabalho. Seu conhecimento técnico e seu foco no atendimento ao cliente o tornam a adição perfeita à equipe da EAP”, afirmou Lynch.

“Nos dedicamos a manter a expedição dos clientes pronta. Isso começa com a nossa equipe. Contratar os melhores talentos significa que podemos oferecer o melhor serviço”, acrescenta Lynch. “Já cobrimos todas as marcas e modelos de motores TFE-731 e APU. Delray nos ajudará a continuar a expandir para outros mercados e nos ajudará a educar os operadores sobre o valor dos programas de manutenção de motores por hora”, acrescentou Lynch.

Recentemente à época, Delray liderara as vendas e a estratégia global do ESP – Eagle Service Plan (Plano de Serviços Eagle), da Pratt & Whitney Canada.

A carreira na aviação de Delray Dobbins abrange mais de 30 anos, com grande foco em manutenção e suporte de motores. Dobbins trabalhou em publicações técnicas dando suporte ao motor turbofan Rolls-Royce AE-3007 nas plataformas Cessna Citation X e EMBRAER ERJ-145 e, posteriormente, atuou em uma função de suporte ao cliente nos programas de motores Rolls-Royce dos jatos Gulfstream GV e G550.

Delray Dobbins é bacharel em tecnologia da aviação pela Universidade Purdue, onde se formou em manutenção aeronáutica com habilitações de fuselagem e grupo motopropulsor, bem como como aeronauta – com licença de Piloto Comercial , com habilitação de vôo por instrumentos. Em seu tempo livre, Delray gosta de pilotar seu monomotor a pistao Beechcraft V35 Bonanza fabricação 1967.

Em outubro de 2023, o EAP anunciou expansão de linha de produtos, pelo terceiro ano consecutivo, quando acumulava um portfólio de cobertura com  programa de manutenção de quase 275 motores e APU.

Nessa rodada de expansão, o EAP adicionou 10 motores turbofan das fabricantes Pratt & Whitney e Rolls-Royce, com a sua cobertura passando a se estender com numerosa lista de modelos de jatos Cessna Citation, Gulfstream G200 e Bombardier Global Express/XR. A relação de motores adicionados foi:
1 – ​Pratt & Whitney
1.1 – PW530A – Citation Bravo
1.2 – PW535A – Citation Encore
1.3 – PW535B – Citation Encore+
1.4 – ​PW545A/RE100XL – Citation Excel
1.5 – PW545B/RE100XL – Citation XLS
1.6 – PW545C/RE100XL – Citation XLS+
1.7 – PW306A/36-150IAI – Gulfstream G200
1.8 – PW306C/RE100CX – Citation Sovereign
2 – Rolls-Royce
2.1 – BR-710A1-10/RE220 – Gulfstream GV
2.2 – BR7-10A2-20/RE200GX – Bombardier Global Express/XRS

No anúncio da adição de motores, Lynh falou: “Após muita deliberação e análise, adicionamos as novas linhas de produtos em resposta às solicitações dos clientes. Estamos muito satisfeitos que os clientes estejam solicitando nosso suporte. Nosso serviço ágil, nosso robusto parque de motores para locação e nosso significativo estoque de peças de reposição nos diferenciam, e nosso crescimento é prova disso”.

Ao possuir o estoque de peças de reposição e motor/APU para locação, o EAP consegue superar os problemas da cadeia de suprimentos que afetam o setor e fornecer um atendimento proativo ao cliente e maior confiabilidade na expedição. Os clientes do EAP têm uma taxa de confiabilidade de despacho de 99,98%.

O EAP promove que nunca um cliente perdeu uma viagem por falta de disponibilidade de motor por aluguel, destacando ter uma das maiores taxas de motores alugados em relação aos motores registrados do setor. O EAP divulga que compra motores continuamente para dar suporte a frota de clientes, o que se tornou cada vez mais importante, já que as “visitas” à oficina de motores agora levam, em média, de quatro a oito meses.

Com a recente adição dos novos motores, o EAP abrange um amplo portfólio de modelos de motores que equipam diversos jatos executivos populares de todos os principais fabricantes.

A lista completa de motor/APU sob cobertura do EAP:
https://www.eap.aero/about

O Programa de Garantia de Motores (EAP) é a alternativa de alta qualidade aos programas tradicionais de manutenção de motores por hora. O EAP abrange manutenção programada e não-programada, incluindo peças com vida útil limitada, LRU, R&R, remessa, aluguéis, manutenção de linha, monitoramento de tendências e cobertura catastrófica, além de apresentar uma taxa de confiabilidade de despacho de 99,98%. O EAP oferece atendimento personalizado ao cliente e nunca deixou um cliente sem um motor ou APU TFE-731 para aluguel desde sua criação em 2016. [EL]