Após falha de motor, Cirrus SR22 GTS G6 pousa em emergência com paraquedas em Sabará (MG), em vôo partindo de BH, em 02.04.23
No dia 11 de março (sábado), por volta de 11:38LT (14:38Z), o Cirrus SR22 GTS G6 Platinum de matrícula PS-VAC (registro de produção sn 8966, fabricação 2022), pousou forçado com uso de paraquedas balístico (CAPS), a leste de Belo Horizonte, na área de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte (a 8,5 MN a SE da Pampulha/SBBH).
O avião pousou em área rural, desocupada, junto da estrada vicinal na estrada do Gaia, na região de Morro Vermelho, limite de Sabará e Caeté (16 MN a E-SE da Pampulha/SBBH), ainda na região metropolitana de Belo Horizonte. O pouso foi bem sucedido, com o avião restando íntegro, não tendo havido choque com terceiros.
O avião tinha seis ocupantes (quatro adultos, uma criança de três anos e um recém-nascido de três dias), que escaparam ilesos.
O CENIPA listou a ocorrência no Painel SIPAER como incidente de “falha de motor em vôo”.
Conforme a súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo Pampulha/Carlos Dummond de Andrade (SBBH), em Belo Horizonte (MG), com destino do aeródromo público de Caratinga (SNCT), em Ubaporanga (MG), em vôo do transporte privado; a bordo estavam seis ocupantes, sendo cinco passageiros e um piloto. Após a decolagem, por volta de 14:45Z (11:45LT), com cerca de 10 MN fora da Pampulha (SBBH), o paraquedas foi acionado e o avião chegou ao solo sem maiores intercorrências. O avião teve danos leves, os ocupantes escaparam ilesos.
Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento, o avião foi retido do operador para a investigação.