Após falha do gerador direito, com consequente falha dos sistemas hidráulico e elétrico, EMBRAER Phenom 100 regressa para Curitiba/PR, alternando aeroporto, e estoura pneus do trem principal no pouso com freio de emergência no “Bacacheri”, em 21.07.24


No dia 03, o jato executivo EMBRAER EMB-500 Phenom 100 de matrícula PP-VDP (registro de produção sn 50000109, fabricação 2010), do transporte privado (TPP), com apenas um piloto a bordo, decolou do Aeroporto Afonso Pena (SBCT), em Curitiba (PR), com destino ao Aeroporto Regional de Pato Branco/Professor Juvenal Loureiro Cardoso (SBPO), nesta localidade do PR, a 195 MN a sudoeste-oeste (RM 277°).

Durante a subida, ocorreu falha do gerador direito, com consequente falha dos sistemas hidráulico e elétrico. O piloto alternou destino para o Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba, a 8,3 MN a noroeste-norte do “Afonso Pena” (SBCT). Durante o pouso, devido à utilização do freio de emergência, ocorreu o estouro dos dois pneus dos trens de pouso principal. O jato teve danos leves, não houve danos a terceiros.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação de “Incidente” por “Falha ou mau funcionamento de sistema/componente” (SCF-NP), registrado no horário de 13:00Z (10:00LT).

Os trabalhos relativos a esta ocorrência foram finalizados. Após análises técnicas realizadas pelos investigadores do CENIPA, o “Incidente”  foi tratado conforme os protocolos específicos estabelecidos na NSCA 3-13 “Protocolos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil, conduzidas pelo Estado Brasileiro”, por meio da coleta de dados. Desse modo, foi procedida a coleta de informações disponíveis acerca desta ocorrência e transcritas neste Reporte Final, sem a emissão de um Relatório Final de investigação.
Dados por rastreamento (iniciado às 12:33Z/09:33LT) mostram que o jato voou rumo sudoeste (RM 255°) até altitude (calibrada) de 23.200 pés, para iniciar regresso (às 12:43Z/09:43LT) com curva pela esquerda para reversão, seguindo em descida rumo nordeste-leste; por volta de 12:52Z/09:52LT, à altitude (calibrada) de 17.650 pés, o jato curvou para rumo sudeste, numa aproximação para o “Bacacheri”, com uma “curva-base”; a seguir, finalizada à altitude (calibrada) da ordem de 7.100 pés, para seguir no RM da ordem de 320°.

Boletins METAR dos aeroportos curitibanos (SBCT e SBBI) mostram muito boa condição da meteorologia local no vôo do jato, quanto à visibilidade, à nebulosidade e vento (oeste, fraco), sem fenômeno presente.

METAR SBCT 031100Z 03001KT CAVOK 12/10 Q1021=
METAR SBBI 031100Z 33004KT CAVOK 16/12 Q1021=

METAR SBCT 031200Z 23003KT CAVOK 16/11 Q1021=
METAR SBBI 031200Z 31003KT CAVOK 19/13 Q1021=

METAR SBCT 031300Z 28006KT CAVOK 20/13 Q1022=
METAR SBBI 031300Z 31005KT CAVOK 21/13 Q1022=

METAR SBCT 031400Z 31012KT CAVOK 23/12 Q1021=
METAR SBBI 031400Z 31005KT CAVOK 22/13 Q1021=

Em elevação de 2.989 pés, o Aeroporto Afonso Pena (SBCT) tem duas pistas cruzadas – a 15/33, de 45 x 2.218 m., de asfalto (pavimento PCN 65), Código de referência 4E, e a 11/29, de 45 x 1.798 m., de asfalto (pavimento PCN 65), Código de referência 3C. As cabeceiras 15 e 33 operam vôos VFR diurno/noturno e IFR de precisão diurno/noturno (CAT-II cabeceira 15 e CAT-I cabeceira 33), as cabeceiras 11 e 29 operam vôos VFR diurno/noturno e IFR de não-precisão diurno/noturno (sem sistemas de luzes de indicação de rampa de aproximação).

Em elevação de 3.059 pés, o Aeroporto Bacacheri (SBBI) tem pista 18/36 de 31 x 1.390 m., de asfalto (pavimento PCN 9), com sistemas de luzes de indicação de rampa de aproximação PAPI nas duas cabeceiras. O aeroporto opera vôos com serviço de controle de tráfego no horário de 10:00-01:00Z (07:00-22:00LT) e com serviço de informação de tráfego (AFIS) no horário de 01:00-10:00Z (22:00-07:00LT), diariamente. Para pouso, existem procedimentos de aproximação IFR para as duas cabeceiras por navegação por satélite (RNP) e um procedimento VOR para pista 36, e ainda um procedimento por NDB para aproximação direta para pista 18, com manobra circular para pista 36, com chegada pelo setor nordeste do aeroporto. Para operação VFR, existe carta de circuito de tráfego (VAC), com “perna do vento” prevalecente pelo setor leste.

Por dados do RAB, o jato EMBRAER EMB-500 Phenom 100 (E50P) de matrícula PP-VDP (registro de produção sn 50000109, fabricação 2010) é registrado na categoria do transporte privado (TPP), com proprietário e operador Pessoa Jurídica (de Curitiba), com último registro de compra/transferência em maio de  2022. O jato é aprovado com seis assentos, para cinco passageiros e um piloto (Tripulação Mínima prevista na Certificação), e MTOW de 4.750 kg. O jato tem Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) com validade até maio de 2025.