Após indicação de falha no travamento no fechamento, King Air B200 tem abertura de porta em pouso, em Manaus/AM, em 17.03.22
No dia 24 (de fev.), o bimotor turboélice Beechcraft King Air B200 (BE20) de prefixo PR-MCF (registro de produção sn BB-1777, fabricação 2002) decolou do Aeroclube de Flores (SWFN), em Manaus/AM, com destino do Aeroporto Internacional de Boa Vista/Atlas Brasil Catanhede (SBBV), em RR, para vôo privado, com seis ocupantes, sendo cinco passageiros e um piloto. Durante a decolagem, houve o acionamento do alarme “Door unsafe” (porta em condição não-segura). O piloto decidiu alternar o vôo para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus. Durante o pouso, a porta abriu, mas o pouso foi concluído sem mais intercorrências. Não houve danos no avião e nem a terceiros.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente do tipo associado a falha de componente de parabrisa/porta/janela (SCF-NP), registrado no horário de 16:50Z (12:50LT). No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.
O avião é de propriedade e operado por Pessoa Jurídica, uma empresa distribuidora de produtos/bens de consumo, estando registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em janeiro de 2021. O avião é aprovado para capacidade de até 10 passageiros e MTOW de 5.670 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2016 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CA) tem validade até março de 2022.
Boa Vista (SBBV) dista cerca de 358 MN (rota direta) ao norte de Manaus. Para interligação Manaus (VOR MNS) e Boa Vista (VOR BVI), por 356 MN, existem as aerovias G678 e UM402.
O aeroporto Eduardo Gomes (SBEG) dista 2,6 MN a NW do aeródromo de Flores (SWFN). Em elevação de 264 pés, o “Eduardo Gomes” tem pista (11/29) de 45 x 2.700 m., asfaltada.
O aeródromo (público) de Flores (SWFN), em elevação de 203 pés, tem pista (11/29) de 30 x 799 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronave com peso máximo de 5.700 kg. O aeródromo é não-controlado e homologado para operação VFR diurna.
Ao momento do vôo, o tempo do “Eduardo Gomes” (SBEG), conforme METAR, era bom, com visibilidade de 10 km ou superior, céu nublado com Teto de 2.500 pés, com uma segunda camada com poucas nuvens com TCU com base a 3.000 pés, vento fraco e temperatura do ar de 30ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.011 hPa.
METAR SBEG 241600Z 03005KT 9999 BKN020 FEW025TCU 30/24 Q1012=
METAR SBEG 241700Z 22004KT 9999 BKN025 FEW030TCU 30/25 Q1011=
METAR SBEG 241800Z 29002KT 9999 SCT020 FEW025TCU 31/25 Q1008=