Após obras de pistas, Aeroporto “Regional do Vale do Aço”, em Ipatinga/MG, é reaberto, e vôos do transporte regular são retomados, em 02.12.21


Fonte: g1 – 01/12/2021
Uma cerimônia marcou a reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço, nesta quarta (1º). Assim, o terminal retoma o funcionamento com vôos diários de/para Belo Horizonte. O evento contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, representantes do Estado e municípios da região, bem como do setor produtivo.

As obras de restauração do pavimento da pista (pouso/decolagem) começaram em maio deste ano.  O trabalho constituiu na restauração do pavimento da pista principal e das duas taxiways. Além disso, também foram feitas reformas no pavimento rígido do pátio de aeronaves e execução de um aterro para regularizar a faixa de pista na cabeceira e na implantação de nova sinalização horizontal. Os investimentos de mais de R$ 13 milhões foram divididos entre a União (91%) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (9%).

Segundo o Governo de Minas, a proposta agora é evoluiu a categoria do aeroporto para ter a autorização para operação de aeronaves maiores, além da possibilidade de aumento da frequência semanal dos vôos. A Azul opera em Ipatinga com bimotor turboélice ATR-72.

“Essa é uma região que eu tenho um respeito enorme pela sua relevância e conheci muito de perto o potencial gigantesco da região, bem como suas demandas. O desenvolvimento econômico também depende da infraestrutura, e no Vale do Aço ainda está aquém do que a região precisa. A reabertura do aeroporto, bem como outras ações como a duplicação da BR-381 e perspectivas de ferrovias, colocará o Vale do Aço dentro da rede econômica de Minas Gerais e do país. O meu desejo profundo com a retomada das operações do Aeroporto Regional do Vale do Aço é o relançamento da região ao lugar de destaque que sempre mereceu estar. Mesmo com algumas questões logísticas, o Vale do Aço tem grande relevância, mas ela tem condições de ser uma das locomotivas de nosso estado e será em um horizonte breve com todas essas ações desempenhadas ou apoiadas pelo Governo de Minas Gerais”, disse o vice-governador.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que já retomou as suas operações no aeroporto, após suspensão há mais de um ano e meio. “Nós desenvolvemos a malha em Ipatinga pensando em atender à demanda da população local, que é bem aquecida, mas, também, ao turismo de negócios. A partir de hoje, os executivos que precisarem acessar a região e retornar no mesmo dia poderão contar com opções de vôos partindo de BH desde as 8h da manhã, com volta até as 19h50”, explicou Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

O Aeroporto Regional do Vale do Aço passou por vários momentos de suspensão de vôos do transporte regular.

Em fevereiro de 2019, a Azul suspendeu as atividades na região devido às condições da infraestrutura do local, que não atendia aos padrões exigidos pela empresa. O aeroporto ficou interditado por cerca de três meses. As obras de reparo tiveram início em março, com valor de execução de mais de R$ 327 mil, e foram finalizadas em um prazo de pouco menos de um mês. Ainda em abril de 2019, a ANAC fez uma vistoria no local e liberou a pista para funcionamento. Após o trabalho, a Azul decidiu retomar as atividades em maio.

Entretanto, as obras não foram definitivas, apenas emergenciais. Na época, foram feitos fresagem da pista e do pátio do estacionamento de aeronaves, remendos necessários, implantação de camada de massa asfáltica e a sinalização horizontal.

Quase um ano depois, os vôos comerciais no aeroporto foram novamente suspensos por causa da pandemia. A Azul havia informado que a paralisação seria por tempo indeterminado.

Aproveitando a suspensão, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou o edital das obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço. A publicação foi feita em maio de 2020. De acordo com o órgão, a obra seria de restauração do pavimento da pista (pouso/decolagem), da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal nas áreas. Tudo foi orçado em mais de R$ 12 milhões.

Efetivamente, as obras iniciaram neste ano. Em dezembro de 2020, o Governo de Minas anunciou que as obras no aeroporto iniciariam em março, após o período chuvoso, e que a conclusão seria em quatro meses. Entretanto, em março, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais anunciou que as intervenções começariam no dia 08 de abril. Na época, a justificativa pelo atraso foi devido ao período eleitoral e à estação chuvosa.

MINFRA divulga investimento federal de R$ 12 mi no aeroporto “Vale do Aço”
No seu portal institucional, em notícia postada nesta quarta dia 01, o Ministério de Infraestrutura (MINFRA) anunciou que, após investimentos federais de R$ 12 milhões, estão prontas as intervenções no Aeroporto de Ipatinga, iniciadas em abril e que compreenderam reparos profundos e completa restauração do pavimento da pista (pouso/decolagem), das tawiways e do pátio de aeronaves, bem como sinalização horizontal do terminal.

Segundo o ministério, trata-se de obra estratégica para o desenvolvimento da aviação regional e capaz de impulsionar a geração de emprego e renda numa das mais produtivas regiões de Minas Gerais.

Com a conclusão, fica garantida a retomada, a partir de 1º de dezembro, das operações com aeronaves comerciais e dos segmentos da aviação geral e executiva.

A renovação do Aeroporto Regional do Vale do Aço constou em termo de compromisso firmado em 2019, entre a União, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA), e a Secretaria de Estado e Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA/MG).

Distando 86 MN a NE de Belo Horizonte/SBBH, e 45 MN a SW de Governador Valadares (SBVG), localizado no município de Santana do Paraíso, o Aeroporto Regional do Vale do Aço – conhecido também como “Usiminas” -, está em área de jurisdição do CINDACTA-I (FIR Brasília/SBBS). Em elevação de 786 pés, o aeroporto tem pista (05/23 – 055º/235º) de 45 x 2.005 m., com distância útil (operacional – “declarada”) de 2.005 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 33 e resistência de subleito média. As cabeceiras não têm sistema de indicação de rampa de aproximação.
O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna e IFR diurna/noturna. O aeroporto opera com serviços de informação de vôo de aeródromo (AFIS) – com Rádio “Usiminas”; ROTAER informa expediente da AFIS/Rádio no horário de 2ª a 6ª, de 10:00 até 22:00Z (07:00 até 19:00LT), ao sábado e domingo mediante solicitação com antecedência mínima de 12 horas, mas NOTAM (F2168/21N, de 01/12/2021), com vigência de 01/12/21 até 01/03/22-23:59Z, informa a indisponibilidade do serviço. O aeroporto já está operando ERAA (Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo), com rádio-frequência exclusiva, com funcionamento de até 24H (excluindo expediente da AFIS/Rádio).

A aeronave crítica do aeroporto é da categoria 3C, para operação aproximação de não-precisão (NPA, nas duas cabeceiras, com limitação de 32 frequências semanais.

A operação no aeroporto conta com procedimentos de operação IFR de saída e aproximação para duas cabeceiras, por navegação por satélite (GNSS-RNAV), mas havendo ainda procedimento de saída Omnidirecional (SID OMNI).

Dois InfoTemp informam a existência de obstáculos de aeródromos:
[1] InfoTemp 1867R/20, de 16/11/2020, com validade de 16/11/20 a 14/02/2022-02:59Z, informa Torre metálica sem iluminação com elevação de 293 m./961 pés (175 pés/53,4 m. AAL), com locação nas coordenadas 19º28’36,00”S/042º31’43,01”W, distando 2,3 MN no RM 284º (do ARP), e,
[2] InfoTemp 0962R/21, de 18/05/2021, com validade de 18/05/2021 a 17/05/2026-23:59Z, informa Torre sem iluminação com elevação de 294,15 m./965 pés (179 pés/54,6 m. AAL), com locação nas coordenadas 19º28’06,30”S/042º30’17,90”W, distando 1,0 MN no RM 301º (do ARP).