Após perda de controle em pouso, avião agrícola Piper Pawnee escapa de pista e colide com veículo estacionado junto da faixa de pouso, com hélice atingindo e matando um jovem (filho do piloto), em Uchoa/SP, em 16.01.22
Fonte: g1 – 16/01/2022
O jovem Mateus César Tosti, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um avião agrícola pilotado pelo próprio pai, em Uchoa (SP), neste sábado (15).
De acordo com a Polícia Militar, após pouso numa pista-fazenda, houve a perda de controle do avião, que girou e bateu uma das asas em um comboio de dois caminhões estacionados ao lado da pista. Mateus mexia insumos agrícolas quando foi atingido pela hélice do avião na cabeça e parte do braço. Ainda segundo a PM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou a morte do jovem.
Técnicos do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-IV) foram à pista, para uma vistoria e coleta de de dados para investigação aeronáutica.
O caso também foi apresentado na Central de Polícia Civil de Cedral (SP).
Mateus foi velado e sepultado neste domingo (16) no cemitério de Cornélio Procópio (PR).
Atualização: o avião envolvido é o Piper PA-25-260 Pawnee C de prefixo PR-SOD (registro de produção sn 25-5154, ano de fabricação 1969), registrado na categoria de serviço público/SAE (Serviço Aéreo Especializado) Aeroagrícola. O avião é propriedade de Mateus César Tosti e operado compartilhadamente pela Soldeira Aviação Agrícola e a Nocaute Aviação Agrícola, por meio de arrendamento operacional e intercâmbio.
O avião é aprovado para MTOW de 1.315 kg. para operação sem passageiro e VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até abril de 2022.
O município de Uchoa localiza-se a noroeste do Estado de SP, a cerca de 15 MN a SE de São José do Rio Preto e 39 MN a oeste de Bebedouro, e ainda 40 MN a SW de Barretos.
Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo LoC-G (perda de controle no solo) e excursão de pista, às 13:40Z (10:40LT).
Pela súmula factual inicial, o avião (Piper PA-25-260 Pawnee C prefixo PR-SOD) decolou da APUA – Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (ZZZZ), na Usina São Domingos, em Uchôa, a fim de realizar um vôo local de aplicação de defensivos agrícolas, com um piloto bordo. Na corrida após o pouso, a aeronave colidiu com um veículo e curvou à direita, chocando-se com um caminhão e com o auxiliar que estava próximo ao caminhão. O avião teve danos leves, o piloto escapou ileso, mas houve danos a terceiros, com a morte de uma pessoa em solo.
No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.