Após pouso de avião em situação irregular (CA suspenso), ‘piloto’ sem Licença é preso após transportar combustível de forma irregular, no CE, em 09.09.21


Fonte: g1 – 08/09/2022
Um homem foi preso e um avião monomotor apreendido na tarde desta quinta (08) no município de Quixadá, no Ceará, a 77 MN a SW de Fortaleza, após pouso no aeródromo da localidade (SNQX), depois que agentes da CIOPAER (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Estado) identificaram que o avião estava em situação irregular perante o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), da ANAC.

O piloto do avião foi abordado e apresentou a identificação de aeronauta com um CANAC (código ANAC) de uma Licença de Piloto vencida há quase dez anos, que seria falsa (de terceiro). Adicionalmente, os agentes constatam que o piloto transportava combustível de forma irregular.

O infrator foi autuado na Delegacia Regional de Quixadá, unidade da Polícia Civil responsável pela área, por falsidade ideológica, periclitação à segurança aeroviária e transporte irregular de combustível.

O avião é o monomotor Piper PA-28-235 Cherokee Pathfinder (P28B) de matrícula PT-JXZ (registro de produção sn 28-7410065, fabricação 1974), registrado na categoria do transporte privado (TPP), com proprietária e operadora Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em outubro de 2021. O avião é aprovado para três passageiros (e mais um piloto) e1.315 kg, para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro deste ano (02/2022) e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2023. Mas o RAB registra, em Situação de Aeronavegabilidade, a suspensão do Certificado de Aeronavegabilidade (CA).

O aeródromo público (estadual) de Quixadá (SNQX) tem pista (14/32) de 30 x 1.200 m., de asfalto, para operação VFR diurna. No momento, o aeródromo tem restrição de proibição para operação de pouso de aeronave civil com motor à reação (turbojato).