Após receber relatório sobre obra de reparo de pavimento, ANAC pede mais informações, em novo relatório sobre áreas pavimentadas, metodologia de recuperação e ações previstas de manutenção, para liberar operação de jato em Noronha/PE, em 08.12.22


Fonte: g1 – 07/12/2022
Representantes do governo de Pernambuco apresentaram um relatório com detalhamento da obra emergencial de recuperação do pavimento (de asfalto) da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, na sede ANAC, em Brasília.

Os dados do governo do Estado de PE sobre o serviço de recuperação foram apresentados na terça (06). Nesta quarta (07), a ANAC informou por nota que há a necessidade de novas informações. Por isso, os pousos de aviões de motor a jato seguem proibidos no aeroporto.

As restrições no aeroporto de Noronha foram determinadas pela ANAC, desde o dia 12 de outubro, por causa das condições da pista, que apresentava fissuras e buracos. A ANAC proibiu pousos de aviões com motores a reação (turbojatos). Motivada pela “verificação de risco à segurança das operações, dos passageiros e tripulantes”, a proibição vale por prazo indeterminado, segundo a ANAC.

“Para a retomada das operações de aeronaves a jato em Fernando de Noronha, o operador deve ainda encaminhar algumas informações para a agência. Entre elas estão um novo relatório da condição das áreas pavimentadas, qual a metodologia de recuperação empregada e as ações previstas de manutenção contínua do pavimento”, informa o comunicado da ANAC.

A agência afirmou, ainda, que aguarda o envio dessas informações para fazer a análise sobre as condições de segurança do aeroporto para poder liberar os vôos de aeronaves a jato.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura Recursos Hídricos (SEINFRA) informou, por meio de nota, que apresentou os dados, após a conclusão da obra preliminar para recuperação pista, no dia 30 de novembro. Ainda segundo o Estado, as informações complementares seriam entregues até esta quarta (07).

“A SEINFRA segue com as tratativas junto à ANAC, com o objetivo de restabelecer as operações de vôo de aeronaves a jato com a maior brevidade possível”, informou o governo.

Manutenção na pista do aeroporto é intensificada
A empresa responsável por administrar e operar o Aeroporto de Fernando de Noronha, DIX Empreendimento, intensificou as ações de manutenção e “tapa-buracos” na pista do aeroporto local, nesta sexta (07).

Nesta sexta (7), a reportagem do g1 percorreu os 1.854 m. da pista do aeroporto de Fernando de Noronha e não encontrou buracos no local. Entretanto, podem ser vistas fissuras em vários pontos, inclusive nas áreas de pouso e decolagem.

Segundo a Dix, é realizado um mapeamento diário para identificar trincas no asfalto. “Depois da identificação dessas trincas, nós passamos o selante e aplicamos um composto, com o asfalto a frio, para fazer a junção. Em seguida, passamos o rolo compactador no asfalto”, disse o gerente de Operações da empresa, Valdir Machado.

O gerente de operações da DIX também afirmou que o trabalho de manutenção é feito todos os dias e que a ação não faz parte da obra emergencial anunciada pelo governo de Pernambuco. “Essa não é a obra emergencial do governo do estado. A informação que temos é que os problemas da licitação foram resolvidos e que o serviço emergencial começa ainda este mês”, declarou Valdir Machado.

Além da obra emergencial do governo do Estado, a reforma definitiva da pista do aeroporto da ilha, orçada em R$ 59,9 milhões, deve ser iniciada em paralelo, segundo o representante da DIX. “Nós trabalhamos com possibilidades e previsibilidades. A partir do momento que tem alguns fragmentos soltos, um jato pode fazer uma sucção e danificar uma peça, o que não queremos. Todas as situações são avaliadas para que uma operação segura possa acontecer”, afirmou Valdir Machado.

No blog:
https://aib-el.com.br/site/site/governo-de-pe-anuncia-conclusao-de-obra-emergencial-de-reparos-de-pavimento-da-pista-do-aeroporto-de-noronha-mas-anac-nao-tem-previsao-para-liberar-pousos-de-aeronaves-a-jato-agencia-aguarda/