Após uma “reinvenção”, Comitê de Segurança da NBAA traça suas principais áreas de foco de segurança para 2021/2022, incluindo para acesso de dados a discriminação de “acidentes evitáveis”, em 24.09.21


Em artigo postado no dia 24, o jornalista e articulista da mídia AIN e piloto especialista/consultor em segurança Stuart “Kipp” Lau tratou da “reinvenção” do Comitê de Segurança da NBAA em uma “máquina bem ajustada”, com o único objetivo de tornar a aviação executiva mais segura, conforme a descrição do presidente do Comitê, Jeff Wofford.

Dentro disso, o Comitê traçou um curso ao liberar suas principais áreas de foco de segurança para 2021/2022.

Usando os “fundamentos da segurança” da associação (NBAA) como um ponto focal, o Comitê de Segurança identificou várias prioridades que apoiam um compromisso contínuo para melhorar os padrões de segurança da aviação executiva.

“Kipp” conversou com Wofford para entender mais do atual trabalho discutindo as novas estratégia e metodologia para a elaboração da lista de aéreas de foco e prioritárias voltadas para mitigar as principais ameaças à segurança da aviação executiva.

De acordo com Wofford, no início deste ano, a nova liderança do Comitê começou a “alinhar-se com sua missão, visão e valores para identificar suas prioridades”. Por meio dessa evolução, o Comitê usou seus fundamentos de segurança – profissionalismo, liderança em segurança, gerenciamento de risco, aptidão para o trabalho e excelência técnica – como seu valor central para se tornar focado em três categorias acionáveis. Essas três categorias englobam [i] o tratamento de acidentes evitáveis, [ii] o envolvimento de questões da operação individual e [iii] a identificação e implementação de estratégias de mitigação.

Fornecer informações de ordem prática aos membros e ao setor é um componente-chave das principais áreas de foco de segurança da NBAA. De acordo com o vice-presidente do Comitê de Segurança Paul “B.J.” Ransbury, para identificar as três categorias principais, “o Comitê fez uma abordagem comercial para determinar essas prioridades”. Ele acrescentou: “Por meio de uma análise de ameaças, fomos capazes de identificar diferentes áreas onde seríamos capazes de mitigar e melhorar a segurança da aviação”. Por meio desse processo, o Comitê conseguiu dar mais clareza à organização do seu trabalho e traçar estratégias de mitigação para cada uma das áreas identificadas.

De acordo com Wofford, “o Comitê de Segurança agora é mais eficiente e eficaz, ao invés de olhar um ou dois anos adiante, o Comitê agora está preparado para anos de sucesso com melhor organização, comunicação e um plano de trabalho sólido para tornar a segurança da aviação executiva alinhando-se aos fundamentos de segurança da associação”.

A inclusão (separação) na lista de acidentes evitáveis ​​foi em grande parte um exercício baseado em dados e intencionalmente limitado a um número gerenciável. “Esses acidentes evitáveis ​​são a aparência tradicional de onde você acessa os dados”, disse Ransbury.

“Os dados do NTSB com base nos dados demográficos dos membros da NBAA – seja [operação] corporativa/executiva, [transporte] PART-135 ou aviação executiva pilotada pelo proprietário – identificaram as três principais categorias de acidentes como perda de controle em vôo (LOC-I), excursões de pista e vôo controlado no terreno (CFIT)”. De acordo com Ransbury, “uma quarta categoria – operações terrestres e acidentes de manutenção – foi adicionada de um ponto de vista prático, uma vez que esses acidentes não foram incluídos nos dados do NTSB … [mas] muitas vezes são esquecidos e considerados como algo fácil de encontrar pelos especialistas e são evitáveis”.

Os acidentes do tipo LOC-I são responsáveis ​​por mais fatalidades na aviação geral do que em qualquer outra categoria. Como resultado, o Comitê de Segurança da NBAA escolheu o LOC-I como a melhor categoria de acidentes evitáveis.

Ransbury, um conhecido especialista em treinamento de recuperação e prevenção de atitude anormal de aeronaves (UPRT – Upset Prevention and Recovery Training), disse: “o grupo de trabalho de LOC-I tem investigado o que pode ser uma deficiência e o que ajudaria os pilotos de um ponto de vista prático operacional para fazer a diferença”. O grupo de trabalho está envolvido no desenvolvimento de documentos-fonte – o primeiro cobrindo a tomada de decisões aeronáuticas e o segundo abordando as qualificações dos instrutores de UPRT.

Critérios de aproximação estabilizada, políticas de arremetida sem falhas e condições adequadas reais da pista são todos eficazes para mitigar a ameaça de excursão da pista. O Comitê identificou as excursões na pista como um tipo de acidente evitável. De acordo com Wofford, “o grupo de excursão de pista está desenvolvendo um Guia de Referência Rápida de Partida e Chegada como um recurso para desenvolver briefings relacionados às limitações de desempenho e considerações antes da decolagem ou do início da chegada e aproximação para o pouso”. Outro documento, também ora em desenvolvimento, é uma “Ferramenta de avaliação pós-vôo”, para ajudar a facilitar a discussão sobre segurança de pista e outras áreas relacionadas à segurança de vôo.

“No passado, o CFIT estava rotineiramente entre uma ou duas áreas de preocupação”, disse Ransbury, “mas, apesar de mitigações como visão sintética e EGPWS, continua a ser uma ameaça séria”.

Os dados de segurança mostram que muitas vezes o alerta EGPWS é o resultado de uma perda de consciência relativamente ao terreno pelos pilotos e envolve o potencial de levar a uma catástrofe – ou seja, na ausência de um aviso/alerta EGPWS, a aeronave teria colidido com terreno. Como resultado, a NBAA estabeleceu um grupo de trabalho para definir mais estratégias para prevenir esses eventos.

Além de tratar de acidentes evitáveis, as principais áreas de foco de segurança incluem discussões oportunas e relevantes sobre questões operacionais únicas, como operar um departamento de vôo durante uma pandemia global. Como exemplo, o Comitê de Segurança abordou a proficiência da tripulação de vôo e da manutenção devido a uma redução no ritmo operacional durante o pico da pandemia Covid-19. Da mesma forma, o Comitê foi responsável por muitos dos novos estressores de vida associados à Covid. Por meio de pesquisas com membros, a NBAA reconheceu a necessidade de se concentrar na saúde física e mental e na fadiga.

Concluindo a discussão, o diretor de segurança e operações de vôo da NBAA, Mark Larsen, destacou que “o Comitê de Segurança existe para fornecer orientação e recursos aos membros sobre questões de segurança”.

De acordo com Larsen, “há mais de 60 voluntários de toda a aviação executiva que compõem o Comitê”. Ele acrescenta: “o Comitê é amplamente responsável pelo desenvolvimento de conteúdo de segurança na NBAA-BACE”.

Os principais eventos de segurança programados para a NBAA-BACE de 2021, em Las Vegas, no Estado do Nevada, incluem o painel de Segurança da Operação de único piloto (Single-Pilot Safety), agendado para o dia 11, e o Fórum Nacional de Segurança, marcado no dia 14.

O painel de Segurança da Operação de único piloto (Single-Pilot Safety) incluirá trabalho para mitigar alguns dos desafios da operação somente por um tripulante. Wofford disse que “muito do conteúdo é uma extensão do evento virtual do ano passado e incluirá informações dos grupos de proprietários e do Grupo de Trabalho Single Pilot”. Os tópicos são voltados para operações de único piloto com foco na tomada de decisões, gerenciamento de riscos de segurança e processos de garantia de segurança. O vice-chaiman do NTSB, Bruce Landsberg, conduzirá uma discussão sobre a assimilação de um sistema de segurança proativo.

O tema do Fórum Nacional de Segurança deste ano tem uma base mais ampla e se concentrará no profissionalismo e na liderança. Haverá uma discussão no salão principal sobre liderança e excelência em segurança da aviação, apresentado por Tony Kern, o CEO e chefe do setor de instrução da Convergent Performance e o diretor de segurança da EagleView, dr. Tony Cortés. A apresentação será seguida de um painel de discussão moderado, junto com a cerimônia anual de premiação de departamento de vôo. [EL] – c/ fontes