Aproximações visuais guiadas carregadas do FMS da Honeywell adicionam capacidade – novas integrações e procedimentos para mais aeroportos oferecendo a pilotos mais opções para mitigar riscos, em 30.07.25

Em artigo na plataforma online da AIN, postado no dia 09, o editor da mídia e piloto de linha aérea (PLA) Matt Thurber escreveu que a Honeywell continua adicionando mais procedimentos na sua série de aproximações visuais com guiagem, ou aproximações visuais com guiagem por FMS (FGV – FMS Guided Visual – Approach), ao mesmo tempo em que apresenta novos recursos, como todas as informações cartográficas em uma única página, instalação em simuladores de vôo e integração do ‘pacote’ de conteúdo FGV ao aplicativo ForeFlight Mobile.
Quase 600 clientes utilizam os procedimentos FGV da Honeywell, e há cerca de 20 dessas aproximações disponíveis na base, incluindo algumas para aeroportos fora do EUA. Mais aproximações FGV estão sendo adicionadas, e a Honeywell contratou pessoal adicional para acelerar o processo de criação de procedimentos de aproximação FGV.
As cias. aéreas utilizam procedimentos FGV há décadas, portanto, o processo não é novo, mas não era utilizado em larga escala por operadores de aeronaves executivas até que a Honeywell começou a desenvolver aproximações FGV para seus clientes.
Qualquer pessoa pode desenvolver um procedimento FGV para uso em suas próprias operações de vôo, mas o processo requer conhecimento especializado e pode consumir muitos recursos. A operadora NetJets, por exemplo, desenvolveu seu próprio conjunto de aproximações para seu uso exclusivo.
O banco de dados de procedimentos de aproximação FGV da Honeywell dá aos operadores acesso total a todas as aproximações de FGV no banco de dados de FMS.
A ideia por trás dos procedimentos FGV é mitigar o risco de voar aproximações visuais para pistas que são limitadas por obstáculos ou restrições operacionais, ou que têm outras características de risco, de acordo com Carey Miller, gerente sênior de vendas técnicas da Honeywell.