Argus: em nova redução mensal, operações de aeronaves executivas globalmente caem 3,7% em março, com queda puxada pela diminuição de vôos no EUA e na Europa, apesar da alta no restante mundial, em 20.04.24


Os declínios contínuos na América do Norte e na Europa reduziram a atividade de vôos da aviação executiva global na base de comparação ano versus ano (YoY) em março em 3,7%, de acordo com o último relatório TraqPak da provedora de dados e inteligência Argus International. Conforme apuração da Arguns, quanto a março passado, as operações no mercado norte-americano caíram 4,2% e 11,3% na Europa, em relação a março de 2023 e caíram. Isto pesou para redução do resultado global, apesar do ganho de 10,2% no conjunto restante do mundo, com a queda de 3,7% globalmente.

A Argus prevê que a atividade ainda cairá em abril, na comparação anual, mas não tão “precipitadamente” como em março. A analista de dados e segurança prevê que em abril a atividade da aviação executiva na América do Norte cairá 1,4% e apenas 0,3% na Europa.

“Março encerrou o status quo restante do primeiro trimestre; no entanto, os primeiros dados de abril mostraram um aumento na atividade”, adiantou Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software (sistemas) da Argus. “Se essa mudança se mantiver, então estaremos olhando a melhora da atividade do mercado norte-americano. O principal mrrcado a ser observado continua sendo o segmento PART-135, à medida que continua sua recente série de declínios”, apontou Kuhn.

Na América do Norte, a atividade da operação compartilhada registrou a única área de crescimento anual, um aumento de 12,6%. A operação do segmento por fretamento (PART-135) caiu 6,2%, enquanto a atividade do segmento do transporte privado (PART-91) caiu 8,4%.

As operações envolvendo aeronaves de médio porte ficaram à rigor no lado positivo, mas em modesto 0,1%, sendo a única categoria de aeronave no “campo positivo”. As operações de turboélice caíram 8,5%, as aeronaves de cabine larga tiveram queda de 6,7% e os jatos leves uma queda de 3,2%.

A atividade de aeronaves turboélices também arrefeceu bastante na Europa, em comparação com o ano anterior; as operações turboélice de aeronaves turboélices executivas caíram 23,2% em relação ao ano anterior em março. Os jatos de cabine larga caíram 11,2% enquanto os jatos leves caíram 7,4%. Similarmente ao EUA, a atividade de jatos médios manteve-se firme, igual Aparelho ortodôntico movimento registrado um ano atrás.

Por outro lado, no resto do mundo, os turboélices lideraram as melhorias, com um aumento de 18,7% em relação ao ano anterior. Em seguida, as operações de jatos leves aumentaram 10,1% e de jatos médios aumentaram 9,9%, relação a março de 2023. As operações de jatos de cabine larga, no entanto, caíram 1,9% no mês. [EL] – c/ fonte