As preocupações com a cadeia de suprimentos persistem, mas a indústria da aviação executiva diz estar preparada para um sólido 2024, com líderes vendo estabilidade e força nos mercados da indústria no ano, em 03.01.24
O articulista James Careless escreveu post na mídia AIN no dia 02 intitulado “Supply chain worries persist, but Bizav poised for solid 2024” com as perspectivas da indústria da aviação geral para 2024.
Conforme artigo, os líderes da indústria antecipam que a força contínua pós-pandemia se prolongará até 2024, embora a um ritmo ligeiramente mais moderado. Mas apontam que a cadeia de suprimento continua na “mente de todos”.
Eric Hinson, presidente e CEO da Simcom Aviation Training em Orlando, na Flórida (EUA) – e presidente (chair) em sucessão da GAMA – General Aviation Manufactures Association (associação de fabricantes da aviação geral) – está entre aqueles cautelosamente otimistas em relação ao futuro da indústria.
“A demanda por treinamento de pilotos para a aviação geral e executiva permaneceu forte até 2023. E embora o total de horas de vôo tenha diminuído ligeiramente, prevemos que a demanda saudável por treinamento continuará em 2024”, disse Hinson para a AIN.
Hinson observou as dificuldades em torno da cadeia de suprimento, mas manteve a esperança de que uma flexibilização possa estar no horizonte. “Devido às contínuas restrições da cadeia de fornecimento, as nossas parceiras fabricantes não conseguiram atender 100% da demanda atual por novas aeronaves”, disse Hinson. “Em algum momento, talvez em 2024, quando a procura começar a moderar, o forte atraso impulsionado pelos desafios da cadeia de abastecimento limitará a amplitude do próximo ciclo. Isso beneficiaria a todos, fabricantes [de aeronaves], fornecedores e prestadores de serviços, já que mudanças abruptas nas taxas de produção, para cima ou para baixo, sobrecarregam todo o sistema”, falou Hinson.
Ao mesmo tempo, Hinson sustenta que, em 2024, a indústria estará acompanhando de perto “a corrida para a certificação no espaço de mobilidade aérea avançada”. Observei que várias fabricantes têm como meta 2024 ou 2025 para a certificação inicial. “Embora esse cronograma possa ser otimista, esperamos um progresso significativo no próximo ano”, Hinson disse. “E com uma ou duas exceções, os desenvolvedores dessas aeronaves planejam, pelo menos inicialmente, usar pilotos. Isto irá gerar uma nova demanda significativa por treinamento de pilotos. Eu também acredito que, com o recém-confirmado administrador Whitaker no cargo, a FAA estará em uma trajetória mais positiva em 2024 e estará em uma posição melhor para permitir nossos esforços coletivos para promover a segurança, a tecnologia e a inovação da aviação”, avaliou Hinson.
Paralelamente, as revendedoras/representantes de vendas de aeronaves também estão observando a dinâmica da cadeia de suprimentos envolvendo as fabricantes, mas ainda vêem um nivelamento contínuo do mercado em 2024.
“Minha perspectiva por bola de cristal nem sempre é à prova de falhas, mas, no geral, prevejo que a estabilização continuará até 2024”, disse Phil Winters, presidente da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação de revendedoras de aeronaves internacional) e vice-presidente de vendas de aeronaves e gerenciamento de fretamento da Western Aircraft, para a AIN. “A coisa mais interessante a observar, para mim, em 2024, é a cadeia de suprimento para as fabricantes de aeronaves por esses fornecedores. Historicamente, as fabricantes produzirão tantos aviões quanto puderem, especialmente as fabricantes de propriedade do Wall Street, antes de uma recessão, certo? O ano de 2024 será certamente interessante em muitas áreas”, avaliou Winters.
Quanto ao mercado em 2024, Winters aponta que a oferta e a demanda de propriedade de aeronaves executivas deverão continuar a trajetória de estabilização em que estiveram em 2023. “A verdadeira questão na mente dos analistas será sobre a pressão da oferta e da demanda sobre as fabricantes [de aeronaves] e seus vendedores”, disse Winters, para ponderar sua teoria: “Eles conseguirão atender às demandas uns dos outros ao longo de 2024? E isso reduzirá a proporção entre encomendas e entregas – a relação book-to-bill – pendentes das fabricantes? Isso provavelmente vai acontecer até certo ponto”. Winters prossegue na sua tese com ponderações: “os fornecedores vão melhorar, e, à medida que isso acontece, as fabricantes podem pressionar um pouco mais por mais produção. Então, será que a nova demanda do mercado de aviões será capaz de manter saudáveis as relações book-to-bill para as fabricantes? E por saudável, sugiro mais do que um para um [book-to-bill 1:1]. Ou as carteiras de encomendas [backlogs] diminuirão ou o tempo de espera por novos aviões diminuirá?”.
Quanto ao vigor futuro da indústria da aviação, Winters observou potenciais ‘armadilhas’. “Na lista de variáveis de todos estão a inflação, os conflitos regionais [geopolíticos] e o ruído do EUA em ano eleitoral. No próximo ano, existirão desafios em matéria de taxas de juro para alguns mutuários, especialmente nos mercados de pequena e média dimensão, à medida que o FED tenta fazer face à inflação. Os hotspots [pontos de conflitos] internacionais podem diminuir o entusiasmo em alguns mercados regionais. E no passado, tivemos no EUA bons anos eleitorais e tivemos anos eleitorais ruins. Não é previsível, na verdade, exceto que provavelmente haverá muito ruído negativo e muita divisão, o que pode desacelerar o mercado”.
O diretor executivo da IADA, Wayne Starling, ampliou as visões de Winters com os dados mais recentes da IADA de 2023.
Observando que os membros da IADA representam 50% de todas as transações de jatos executivos usados em todo o mundo, Starling disse: “Uma coisa que rastreamos a cada mês é o número de transações em que o preço é reduzido e/ou a transação fracassa. Isso nos dá uma imagem instantânea de quaisquer oscilações que estejam ocorrendo. No último trimestre, ambas as categorias [redução de preço e fracasso de negociação] apresentaram ligeira queda”, disse Starling.
Isso significa que compradores e vendedores estão se unindo para pedir e oferecer preços, explicou Starling. “Esperamos um quarto trimestre sólido. A cadeia de suprimento ainda é problemática, pois algumas transações estão suspensas devido à escassez de peças e à falta de slots de pré-compra. Isso afetará o primeiro trimestre, pois veremos uma transferência de encomendas [backlogs]”, revelou Starling.
Do lado de negócio de fretamento e de gestão, Ryan Waguespack, sócio da empresa de investimento privado (private investment) Jetquity, alertou para vários desafios, mas também apontou para oportunidades futuras em 2024.
“Um dos desafios é encontrar e reter talentos suficientes, tanto a nível de funcionários como de executivos-líderes – na medida que a liderança continua se aposentado”, disse Waguespack para a AIN. Ao mesmo tempo, “eu diria que temos uma oportunidade real de começar a incorporar mais tecnologias e mais análises em nossos produtos e de melhorar o que oferecemos aos nossos clientes no que se refere à previsão da cadeia de suprimentos e ao escopo operacional de administrando seus ativos”. Waguespack completou: “acho que, na maior parte, estamos vendo uma aderência significativa com os consumidores que chegou durante a Covid. Acho que esta é a nossa oportunidade de realmente remodelar a aviação executiva nos próximos 5 a 10 anos”.
Quanto ao vigor econômico da aviação em 2024 e à noção de que as coisas estão abrandando após o boom pós-pandemia, Waguespack opinou: “do ponto de vista macro, penso que estaremos numa posição forte se conseguirmos manter este nível de serviço. Eu fico preocupado. Vemos um declínio nas atividades de fretamento, mas as atividades gerais de vôo estão bastante estabilizadas”.
À medida que entra em 2024, Waguespack sustenta que a indústria da aviação está partindo de um ponto de situação econômica razoável. “Começamos a ver algumas fissuras e alguns desafios recentemente, mas acho que no geral estamos em uma situação bastante saudável”, disse Waguespack, para completar: “O quarto trimestre de 2023 foi bom. O primeiro trimestre de 2024 já está tomando forma, então isso é bom. “Só precisamos manter esses aviões voando e manter nosso pessoal de qualidade”. [EL] – c/ fonte