ASL (grupo belga de serviços charteres europeu) acerta cooperação com Vaeridion, start-up alemã de aeronave elétrica de nove assentos, em 20.08.23


O grupo de gerenciamento e fretamento de aviação executiva ASL concordou em cooperar com os planos da start-up Vaeridion para colocar no mercado até 2023 uma aeronave elétrica de nove passageiros. As empresas européias anunciaram sua colaboração nessa quinta dia 17, com a divulgação que caberá à ASL fornecer informações sobre os aspectos operacionais do programa bem como conexões de rede e conhecimento do setor de aviação privada.

Até agora, a Vaeridion (sediada em Munique, na Alemanha) divulgou poucos detalhes sobre a aeronave totalmente elétrica, denominada até o momento Microliner. Primeiras imagens mostram um design que se assemelha a uma versão de asa alta do monomotor turboélice Pilatus PC-12, com uma asa de grande envergadura inspirada em planador, segundo Vaeridion, para um avião com alcance por bateria de até 500 km (270 MN).

A Vaeridion vê o Microliner como parte do setor emergente de mobilidade aérea regional, no qual aeronaves menores, com baixo ou zero carbono, serão implantadas para conectar cidades menores. A Vaeridion apontou que 80% dos alemães vivem a menos de 20 km de um aeródromo.

Em maio de 2023, a ASL (da Bélgica) converteu um memorando de entendimento anterior, fazendo depósitos para seis aparelhos eVTOL da Lilium – o Pioneer Edition, de quatro assentos. Em 2020, a ASL Bélgica lançou um programa designado Responsible Initiative for Sustainable Environment (Iniciativa Responsável para o Meio Ambiente Sustentável), por meio do qual pretende reduzir a “pegada” de carbono de uma frota que atualmente é composta por aviões a jato e turboélices. A ASL já está usando a aeronave de treinamento o avião elétrico Velis Electro, da Pipistrel. A ASL ainda não indicou seus planos de encomenda do Microliner.

“O setor de aviação executiva de hoje está sob pressão para se tornar mais sustentável, mas também sempre foi um dos primeiros a adotar novas tecnologias”, disse o cofundador e CEO da Vaeridion, Ivor van Dartel. “Acreditamos que a aviação executiva estará entre as primeiras a adotar o vôo elétrico. A união de forças com uma das principais operadoras de aviação executiva da Europa – ASL Group – nos permitirá levar adiante o design do Microliner, alavancando o know-how operacional da ASL e a compreensão das necessidades dos passageiros”, disse van Dartel.

No início deste ano, a Vaeridion assinou acordos de parceria com vários fornecedores em potencial, incluindo Saluqi (acionamentos elétricos), Cylib (reciclagem de baterias), Customcells (células de bateria) e Industrial Design Studio Hamburg (design de cabine). Em junho, chegou a um acordo para trabalhar com a Aircraft Design Certification, uma empresa alemã que detém a aprovação de organização de design (DOA – Design Organization Approval) da EASA exigida por empresas que buscam certificar novas aeronaves. [EL] – c/ fonte