Aspen Avionics é a chave para o desenvolvimento futuro do Airo Group, para expansão de desenvolvimentos em aviônica também para o segmento eVTOL e aviação militar com comprometimento com a aviação geral, em 31.07.25

No dia 28, após a passagem da feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, que aconteceu entre os dias 21 e 27, o editor da AIN Matt Thurber escreveu um post na plataforma online da mídia para repercutir o atual momento da fabricante americana Aspen Avionics.
A Aspen Avionics mais uma vez marcou presença na EAA AirVenture Oshkosh – evento em que participa há 21 anos.
Thurber destaca que a Aspen Avionics, desde sua aquisição pelo Airo Group em 2020, vem expandindo suas operações para outros mercados atendidos pela Airo, incluindo drones, treinamento militar e apoio aéreo aproximado. As sinergias entre as divisões da Airo e o acesso a recursos compartilhados ajudarão a impulsionar a inovação, de acordo com John Uczekaj, presidente e diretor de operações. “Vocês ouvirão muito sobre nós nos próximos anos”, pontuou Uczekaj.
Os sistemas aviônicos da Aspen também se ramificarão no segmento eVTOL, incluindo o preenchimento da função de plataforma aviônica para a aeronave Jaunt Air Mobility, da Airo.
“A eletrônica é uma das facetas mais empolgantes devido à alavancagem entre as divisões do Airo. A IA [inteligência artificial] é provavelmente uma das principais que você verá, porque claramente em drones, isso é uma grande parte. Veremos mais disso também na linha principal de aviônicos e operações comerciais”, revelou Uczekaj.
Após a abertura de capital do Airo Group em junho, os quatro segmentos da empresa estão prontos para crescer.
Chirinjeev Kathuria, presidente do Airo Group, aprecia os muitos anos em que a Aspen é expositora da AirVenture e anfitriã do centro de boas-vindas no acampamento North 40. “Foi Oshkosh, toda essa comunidade e todos aqui que nos ajudaram a chegar onde estamos”, disse Kathuria.
De acordo com Uczekaj, o grupo Airo agora está concentrando seus esforços em áreas com maior potencial de crescimento. “Temos os recursos e podemos acelerar a chegada dos produtos ao mercado”, disse Uczekaj. “Conseguiremos chegar ao mercado muito mais rápido, com segmentos fortes que se complementam. [Por exemplo, os displays Aspen podem ser instalados em aeronaves militares ou no eVTOL Jaunt. Há muitas oportunidades para reduzirmos custos, mas adicionarmos melhorias mais personalizadas para essa plataforma, e quantidades maiores reduzirão os preços. Também somos bons em certificação”, discorreu Uczekaj.
A divisão de treinamento militar do Airo Group recebeu recentemente um contrato de treinamento de US$ 5,7 bilhões. O Airo é agora um dos maiores fornecedores de drones em zonas de conflito, e sua operação Jaunt está desenvolvendo um novo drone de carga de médio alcance e médio alcance. O drone contará com a tecnologia de rotor desacelerado da Jaunt e transportará de 113 a 226 kg por mais de 320 km.
“Esperamos uma resolução pacífica para todos os conflitos militares, mas com os novos gastos da OTAN e o aumento do orçamento do Departamento de Defesa [dos EUA], a Airo está bem posicionada para o futuro”, disse Kathuria. “É uma nova era na guerra, e os drones mudaram tudo. Mas existem muitos outros usos para drones, seja para segurança interna, segurança de fronteiras, pesca e vida selvagem. E não apenas para os países da OTAN, mas também para outros países”, acrescentou Kathuria.
Com sua divisão de treinamento, o Airo Group planeja crescer no mercado de treinamento comercial por meio da aquisição de empresas de treinamento de vôo. “Conversamos sobre isso nos últimos seis a oito meses, e provavelmente faremos aquisições nesse mercado. Há uma escassez significativa de pilotos e estamos buscando resolver isso”, disse Kathuria.
A unidade Aspen continua comprometida com o mercado de aviação geral, no qual foi pioneira na atualização de tela de informação de vôo eletrônica (EFD) em painel de instrumentos. “Estamos solidamente presentes no mercado de reposição. Temos mais produtos chegando, somos um player na aviação geral e continuaremos assim. Esta é a nossa mensagem forte para os clientes: eles precisam saber que estamos consolidados neste mercado”, avisou Kathuria. [EL] – c/ fonte