Associação de Pilotos Eclipse e Aerocor lançam programa de análise FOQA da operação do jato, com captura de dados de vôo da plataforma aviônica da IS&S, visando elevação do nível desempenho de piloto e maior margem de segurança, com efeito para melhor condição de cobertura do seguro, em 09.05.25

Em post no dia 08 na plataforma on line da AIN, o editor da mídia Matt Thurber repercutiu que a Aerocor, intermediadora de negócios de compra/venda de aeronaves e provedora de programas de treinamento e instrução com sede no Nevada/EUA, e a Associação de Proprietários e Pilotos de Jatos Eclipse (EJOPA – Eclipse Jet Owners and Pilots Association) lançaram um programa de garantia de qualidade operacional de vôo (FOQA – Flight Operational Quality Assurance) para o jato muito leve Eclipse 500/550.
O programa de análise de dados FOQA é gratuito para proprietários de Eclipse e está disponível no serviço FlightData, da Aerocor, desenvolvido internamente. Os dados são capturados automaticamente pelo conjunto de aviônicos Innovative Solutions & Support (IS&S) do jato Eclipse, dispensando a necessidade de equipamento adicional para participar do programa FOQA.
Cerca de 15 proprietários/operadores do jato Eclipse participaram do teste beta do programa FOQA, de acordo com Gavin Woodman, cofundador e presidente da Aerocor. Woodman espera ver um número significativo de proprietários de Eclipse se inscrevendo no programa FOQA, não apenas pelos benefícios de segurança, mas também para auxiliar na cobertura de seguro. Woodman planeja oferecer aos proprietários-operadores de Eclipse um programa semelhante ao Gold Standard da CJPA – Citation Jet Pilots Association (associação de pilotos de Cessna Citation Jet), combinando eventos de treinamento extras com o programa FOQA para incentivar as seguradoras a fornecer cobertura e preços razoáveis para os participantes.
A primeira versão do programa FOQA da Aerocor ajuda os pilotos a visualizar como seus voos atendem aos critérios de aproximação estabilizada, especialmente na marca de 500 pés, onde a velocidade de referência de pouso (Vref) deve ser de no máximo 5 KT com uma razão de descida de 500 pés por minuto. Recursos adicionais de FOQA serão adicionados para ajudar os pilotos a monitorar seu desempenho, e análises de FOQA agregadas e desidentificadas também serão usadas para o desenvolvimento do treinamento e, eventualmente, serão compartilhadas para fins de benchmarking (padronização).
A Aerocor está integrando a análise de monitoramento de aproximação estabilizada em seu programa de treinamento de pilotos de jato Eclipse. Isso permitirá que os instrutores usem dados e tendências reais dos vôos dos pilotos para personalizar o programa de treinamento de pilotos. Os critérios de aproximação estabilizada foram desenvolvidos em parceria com a EJOPA.
“Estamos extremamente entusiasmados com o papel que esses dados podem desempenhar na melhoria da segurança operacional em toda a frota Eclipse”, disse Woodman. “Ao dar aos pilotos e instrutores acesso a insights significativos, podemos ir além do treinamento universal e apoiar uma cultura de melhoria contínua”. [EL] – c/ fontes