Associação de pilotos/proprietários de Citation Jet lança “Safe to land” (Seguro para pouso), uma iniciativa de segurança operacional visando a redução de ocorrências (acidentes/incidentes/falhas) em pista, em 25.10.21


A CJP (Citation Jet Pilot Owner Pilot Association/associação de piloto-proprietário de Citation Jet) está lançando o “Safe to land” (Seguro para pouso), uma iniciativa de segurança operacional visando a redução de ocorrências (acidentes/incidentes/falhas) em pista, em aterrissagem. A iniciativa foi anunciada na semana passada durante a convenção anual da associação.

Basicamente, o “Safe to land” (Seguro para pouso) é um padrão operacional (SOP) que envolve uso de uma série de novos procedimentos e controles verbalizados (callouts) executados durante aproximações visuais e por instrumento.

O programa basicamente consistiu de um trabalho de a cabo de mais de um ano pelo Presage Group, que examinou as tomadas de decisão de arremetidas executadas por operadores de jatos com operação single pilot (único piloto), divulga a CJP, acrescentando que o estudo se baseia em trabalhos já realizados com cias. aéreas; a pesquisa envolveu uma pesquisa com mais de 200 membros do CJP que compartilharam processos de tomada de decisão durante as aproximações estabilizadas e desestabilizadas. De posse desses dados, a CJP formou um grupo de trabalho que se reuniu na na FSI – FlightSafety International para desenvolver novos procedimentos, que foram avaliados e verificados por duas dezenas de membros da CJP. Os pilotos participantes voaram mais de 200 aproximações em vários simuladores Citation Jet fornecidos pela FSI.

A programação em torno da iniciativa de segurança operacional começará em 1º de janeiro e continuará por 18 meses (1,5 ano), incluindo treinamento em vídeo, um novo cartão de itens de instruções em briefings da cabine e uma página da web dedicada.

“Esses novos procedimentos de aproximação e pouso foram projetados especificamente para [operação] de Citation Single Pilot”, disse o CEO da CJP, Trent Corcia. “Os especialistas no assunto do Presage [Group] capturaram dados de cada piloto à medida que faziam várias aproximações em condições meteorológicas variadas”.

“Agora que concluímos as triagens dos testes de validação do simulador, os membros da CJP têm novo programa Safe to Land cientificamente válido, realista e implantável que acreditamos que irá melhorar absolutamente a segurança de vôo”, disse Martin Smith, cofundador e chefe-científico do Presage Group no projeto.

O astronauta Charlie Precourt, que preside o Comitê de Segurança e Instrução da CJP discutiu os novos procedimentos operacionais (do Safe to Land) durante o evento anual no Painel de Segurança da CJP. “Antecipamos a integração total desses novos SOP, incluindo treinamento para eles com um novo currículo para nossas sessões de simulador, para durar os próximos 12 a 18 meses”, Precourt explicou. “Acreditamos que a iniciativa Safe to Land pode ser uma verdadeira virada de jogo para a comunidade de jatos leves”, completou Precourt. [EL] – c/ fontes