Associação de revendedoras de aeronaves executivas usadas globais (IADA) publica relatório trimestral (3T21) com resultados de um mercado aquecido continuado, em 18.10.21

Os preços de venda de aeronaves executivas usadas aumentaram entre 20 e 30% à medida que o mercado continua a ver o estoque em nível historicamente baixo, além da condição de carteiras de encomendas (backlog) das fabricantes, de acúmulo de pedidos, de acordo com o relatório de mercado do terceiro trimestre de 2021 da International Aircraft Dealers Association (IADA)/Associação Internacional de Revendedoras de Aeronaves.
Na base de comparação ano x ano, a atividade de revendedoras de aeronaves usadas no terceiro trimestre refletiu um mercado aquecido contínuo, com 182 contratos de aeronaves, em comparação com 110 no terceiro trimestre de 2020, uma alta de 65%.
Além disso, apenas sete transações foram feitas com preços reduzidos contra 83 no terceiro trimestre de 2020.
As revendedoras IADA fecharam 325 negócios no último trimestre, em comparação com 283 no terceiro trimestre em 2020, um aumento de 42 (14,8%). E reportaram que 40 transações que falharam no trimestre (3T21), em comparação com 50 no mesmo período em 2020 (3T20).
E as projeções da IADA para os próximos seis meses, para os mercados de usados de turboélices, jatos leve, médio, cabine larga e ultralongo alcance, todos mostram que os preços e a demanda aumentaram dramaticamente. Da mesma forma, a IADA prevê que a oferta ficará muito abaixo do normal e de onde está, ou mesmo cairá um pouco mais abaixo.
Os mercados regionais da IADA estão espalhados por todo o mundo, com 36% de atividade na América do Norte, 20% na Europa, 18% na América Latina, 15% na Ásia e Pacífico e 12% no Oriente Médio e África, com menos de 1% no Caribe.
As revendedoras credenciadas/associadas da IADA têm uma noção clara da situação do mercado. As revendas compram e vendem mais aeronaves por volume em Dólar do que o resto de revendedoras/corretoras do mundo juntos, com uma média de mais de 700 transações e US$ 6 bilhões em volume por ano. A rede global IADA inclui 48 revendedoras credenciadas/associadas, corretoras s certificadas, todas as principais fabricantes aeronáuticas e mais de 63 dos principais fornecedores de produtos e serviços da indústria.
“Claramente, o mercado de aeronaves executivas usadas está em um lugar incomum, com preços muito mais altos e escassez de estoque nos mais modernos mercados de aeronaves executivas usadas”, disse o diretor executivo da IADA, Wayne Starling. “As respostas de nossos membros associados no terceiro trimestre prevêem que os próximos seis meses continuarão a ser de aumento dos preços e da demanda para todos os setores do mercado, enquanto a escassez de estoque continuará a impulsionar os preços mais altos”, completou Starling. [EL] – c/ fontes