ASTM revisão padrões requeridos para sistemas e equipamentos para aeronaves da categoria de transporte normal, em 29.08.22
O comitê de aeronaves de aviação geral da ASTM International revisou o padrão para aspectos de sistemas e equipamentos de aeronavegabilidade e projeto de aeronaves em aviões de categoria de transporte Normal de Nível 1, 2, 3 e 4 – ASTM F3061/F3061M-22a.
Os níveis referem-se ao número de assentos de passageiros em uma aeronave – 19 ou menos – e peso máximo de decolagem certificado de 19.000 lb.
A norma revisada abrange uma série de itens, incluindo requisitos ambientais, sistemas elétricos, hidráulicos e pneumáticos, de controle manual de vôo e de controles de automação de vôo (vôo automatizado), gravadores de dados de vôo e de voz, sistemas e equipamentos mecânicos, mitigação de risco, instrumentação, sistema de iluminação externa e de oxigênio e de proteção contra descarga elétrica e HIRF – High-Intensity Radiated Field (campo irradiado de alta intensidade com energia de radiofrequência de elevada potência).
De acordo com a ASTM, a revisão “permitirá que fabricantes, fornecedores e reguladores de aeronaves tenham um entendimento mais claro sobre como mostrar e encontrar conformidade com os regulamentos que abordam condições não-segura de operação do sistema”.
“A norma revisada garantirá condições equitativas para os candidatos que buscam aprovação regulatória”, disse Edward Estagin, membro da ASTM International. “Isso também fornecerá mais orientações para as autoridades reguladoras”, completou Estagin. [EL] – c/ fontes