Atech/EMBRAER assina contrato com DECEA para modernização de centros de controles e das soluções estratégicas para o gerenciamento do fluxo do espaço aéreo Nacional – SAGITÁRIO e SIGMA – do Sistema de Controle do Tráfego Aéreo Brasileiro (SISCEA), em 27.07.24
Em comunicado no dia 24, a EMBRAER anunciou, em meio a sua agenda na feira aeronáutica Farnborough Airshow, na Inglaterra, um marco importante para o futuro do tráfego aéreo brasileiro. A Atech, uma empresa do Grupo EMBRAER especialista em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, assinou dois novos contratos com o DECEA (Depto. de Controle do Espaço Aéreo) que visam implantar o SAGITARIO e modernizar o SIGMA, soluções críticas para o gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil, que são referência global.
Os dois novos contratos totalizam US$ 17 milhões e têm como foco a modernização de centros de controles e modernização das soluções estratégicas para o gerenciamento do fluxo do espaço aéreo Nacional – SAGITÁRIO e SIGMA – ambas desenvolvidas pela Atech em parceria com a Comissão de Implantação Sistema Controle Espaço Aéreo (CISCEA), do DECEA.
O SAGITARIO é um sistema essencial para o gerenciamento do tráfego aéreo em todo o Brasil. Através de sua confiabilidade e eficiência comprovadas, o sistema processa dados de diversas fontes, como radares e satélites, consolidando-os em uma única interface visual para os controladores de vôo. Essa visão integrada do espaço aéreo permite tomada de decisão mais rápida e precisa, garantindo a segurança e fluidez do tráfego aéreo.
O SIGMA é uma solução completa para gerenciamento de fluxo aéreo, que otimiza a gestão de informações de tráfego aéreo, planos de vôo, capacidade das aerovias e aeroportos, além da distribuição do tráfego aéreo de forma mais eficiente.
A assinatura desses novos contratos reforça a parceria de longa data entre a Atech e o DECEA, consolidando a posição da empresa como líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta para o setor aéreo brasileiro.
O CEO da Atech, Rodrigo Persico, destaca a grande satisfação com a celebração destes novos contratos: “Nos sentimos honrados e compromissados com o DECEA/CISCEA. Esses contratos representam um marco importante para a Atech e para o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial no Brasil. Acreditamos que as soluções modernizadas contribuirão significativamente para a otimização do tráfego aéreo brasileiro, beneficiando passageiros, companhias aéreas e o setor aéreo como um todo”.
Reconhecida como uma “System House” (incubadora de sistemas) brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores.
SIGMA e SAGITARIO: os sistemas que controlam o tráfego aéreo brasileiro
por DECEA – em 25/07/2024
Todos os anos, cerca de um milhão e setecentos mil vôos cruzam os céus do Brasil. Gerenciar cada um deles, visando a segurança de todos, é missão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
Muitos são os profissionais envolvidos e diversos são os sistemas utilizados para coleta e monitoramento de dados.
Antes da realização de cada vôo é necessário o preenchimento do Plano de Vôo, que, dentre muitas informações, indica a intenção de um percurso, por uma determinada aeronave, num determinado dia e horário.
Este formulário tramita pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos – o SIGMA, software que permite uma série de facilidades tanto para o usuário, quanto para as autoridades que os gerenciam.
A validação dos Planos de Vôo envolve o cruzamento de dados de diversas instituições, que fornecem informações sobre tarifas de navegação aérea, uso das comunicações aeronáuticas, fiscalização de aeronaves e pilotos, que devem estar sempre com suas respectivas documentações em dia.
Plano aprovado, o vôo se realizará no dia e hora acordados e, da decolagem ao pouso, outros profissionais farão o seu monitoramento e controle, garantindo a segurança da tripulação e dos passageiros a bordo.
Para isso, os Controladores de Tráfego Aéreo contam com um software de gerenciamento de movimentos aéreos, o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional – SAGITARIO.
Cada aeronave emite sinais que são detectados por radares e uma série de equipamentos conhecidos como auxílios à navegação aérea. Eles mostram as coordenadas do vôo, bem como a matrícula da aeronave, a direção e a velocidade com a qual trafega.
Dentre as muitas funcionalidades, além de exibir cada movimento aéreo na tela do Controlador, o SAGITARIO permite o acompanhamento das condições meteorológicas na região específica onde está acontecendo o vôo.
É a partir dos dados fornecidos por este software que o controlador pode orientar os pilotos, efetuando comandos e autorizações que mantenham as distâncias seguras entre todas as aeronaves dentro da área gerenciada.
As demandas de tráfego aéreo aumentam gradativamente e estar preparado para absorvê-las, mantendo as boas práticas de performance com o menor tempo de voo, aumento da pontualidade, com redução de ruídos e de emissão de gases, é da mais alta relevância. SIGMA e SAGITARIO são o retrato da tecnologia de ponta que coloca o DECEA na vanguarda do controle do espaço aéreo no cenário da aviação mundial.
Site institucional Atech:
www.atech.com.br