Ativação da rede 5G Banda C no EUA: novo adiamento bem vindo, solução definitiva em breve improvável, na avaliação do veterano jornalista de aviação Mark Huber, em 20.01.22


Em mais um recente artigo na mídia AIN no assunto do conturbado advento da rede 5G Banda C no EUA e possíveis efeitos adversos para a aeronáutica, nesta quarta dia19 – “Latest 5G Delay Welcomed but Ultimate Solution Unlikely Soon”/O mais recente atraso 5G é bem-vindo, mas a solução definitiva é improvável em breve -, o veterano jornalista de aviação Mark Huber avalia que, enquanto a FAA, fabricantes aeronáuticas e fornecedores continuam o complexo trabalho de determinar exatamente quais aeronaves e sistemas de rádio-altímetro suscetíveis à interferência da rede 5G Banda C que poderão voar certos procedimentos no espaço aéreo, a reação continuou no anúncio dessa terça terça dia 18 das operadoras de telefonia Verizon e AT&T de que adiariam, mais uma vez, a ativação de seus transmissores da rede perto dos aeroportos mais movimentados do país.

A Verizon e a FCC (Comissão Federal de Comunicações) lançaram salvas silenciosas direcionadas diretamente à FAA e aos interesses da aviação, segundo Huber.

Conforme o articulista, a Verizon escreveu: “Como principal provedor sem fio do país, decidimos voluntariamente limitar nossa rede 5G nos aeroportos. A Administração Federal de Aviação (FAA) e as cias. aéreas de nosso país não conseguiram resolver totalmente a navegação aérea no entorno de aeroportos com 5G , apesar de ser segura e totalmente operacional em mais de 40 outros países”.

E a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, disse: “A FAA possui um processo para avaliar o desempenho do rádio-altímetro no ambiente 5G e resolver quaisquer preocupações restantes. É essencial que a FAA agora complete esse processo com cuidado e rapidez”.

Segundo Huber, enquanto isso, partes interessadas e representantes das cias. aéreas e da NBAA elogiaram a decisão.

Pela associação Airlines for America (A4A), Nicholas E. Calio disse: “Ainda não vimos os detalhes dos acordos. No entanto, essa pausa oferece a oportunidade de garantir que todas as partes interessadas, consumidores e a economia do EUA sejam atendidas no longo prazo”.

O presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, disse que sua organização “saúda a decisão das provedoras de telecomunicações AT&T e Verizon de adiar temporariamente a implantação de transmissores perto de certos aeroportos em resposta às preocupações contínuas do setor de aviação sobre a possível interferência 5G nos rádio-altímetros”. Ainda segundo Bolen, “é importante que façamos este lançamento corretamente e sem comprometer os sistemas vitais de segurança da aviação. Agradecemos a decisão de adiar a implantação em certas torres, o que ajudará a garantir a capacidade de voar com segurança e eficiência em nosso Sistema Nacional de Espaço Aéreo [NAS – National Airspace System]”.

Huber salienta que, entretanto, ainda não está claro quanto tempo levará para que as partes da aviação interessadas e envolvidas avaliem o desempenho dos rádio-altímetros em uma infinidade de aeronaves afetadas e que sejam produzidos pelas fabricantes métodos alternativos de conformidade (AMOC) na aplicação de quase 1.500 NOTAMs relacionados com possíveis efeitos adversos da rede 5G Banda C em aeroportos americanos que foram emitidos pela FAA no início deste mês.

Numa webinar da HAI – Helicopter Association International sobre interferência da 5G na semana passada, o técnico da Lockheed Martin Nichola Kefalas alertou que a FAA está envolvida em um “primeiro passo” para “limpar algumas dessas restrições para grandes faixas de frotas de aeronaves o mais rápido possível. Mas vai ser uma coisa em constante evolução”. Kefalas disse: “Haverá uma gama muito ampla de diferentes impactos potenciais e diferentes níveis de alívio que podem ser obtidos neste processo. Em algum momento, provavelmente será necessário que muitos rádio-altímetros sejam adaptados ou substituídos para melhorar o desempenho e a compatibilidade com a interferência 5G”, reproduziu Huber no seu artigo. [EL] – c/ fontes