Atividade da aviação executiva tem alta de 7% em janeiro, pelos dados de pesquisa da Argus, em 17.02.25


Em post no dia 13 na plataforma on line da AIN, Kerry Lynch, editora da revista mensal AIN, repercutiu os dados recentes de pesquisa da atividade da aviação executiva pela provedora de informação e analista da atividade de aviação executiva Argus International.

O ano de 2025 começou com uma alta na atividade global de vôos de aeronaves executivas, com uma alta de 7% em relação a janeiro do ano passado, enquanto todas as regiões pelo mundo tiveram um aumento em janeiro, de acordo com dados da Argus International.

Na América do Norte, a atividade subiu 4% ano a ano (YoY), enquanto a Europa teve um ganho de 1,8% e o resto do mundo combinado teve um salto de 22,9%, reportou a Argus, citando suas análises pela plataforma TRAQPak.

No entanto, a Argus vê resultados mistos chegando neste mês (fevereiro), com a Europa – que viu declínios vertiginosos em 2024 – permanecendo positiva com uma vantagem de 0,2%, enquanto a América do Norte deve ver um declínio de 3,9%.

Em janeiro, na América do Norte, todas as categorias de aeronaves tiveram ganhos na comparação ano x ano na atividade de vôo, liderados por jatos de médio porte, com alta de 6,5%, seguido pela atividade do segmento turboélice, com alta de 4,3%, pelos jatos leves com alta de 3,1% e pelos jatos de cabine larga com ligeiro aumento de 0,2%.

Por segmento de operação, a atividade de compartilhamento mais uma vez abriu caminho para os ganhos, subindo 11,1% YoY, em janeiro. A atividade de vôo do segmento por fretamento (PART-135) pareceu se recuperar um pouco com uma melhora de 5,9%, enquanto o segmento do transporte particular (PART-91) teve modesta redução de 0,2%, com as operações de jatos de cabine larga nesse segmento caindo 5,7%. Por outro lado, as operações de compartilhamento de jatos de cabine larga impulsionaram o maior aumento nesse segmento de mercado, subindo 18,2%.

Na Europa, todas as três categorias de jatos voaram mais: jatos de cabine larga em 6,4%, jatos de médio porte em 3,5% e jatos leves em 0,2%. A atividade de turboélice, no entanto, caiu 3,4%.

Em outras regiões do mundo, a atividade de turboélice aumentou 38,6%, seguida por jatos de médio porte com alta de 20,8%, por jatos leves com alta de 14% e jatos de cabine larga com alta de 6,1%.

“Janeiro começou tão bem quanto poderia para a aviação executiva. Não esperamos ver ganhos como esse o ano todo, mas esperamos que 2025 termine positivo no geral até o fim do ano”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “No curto prazo, a atividade do PART-91 continua sendo uma área que estamos observando de perto, especialmente em um mês em que tudo foi positivo, exceto esse segmento. Parece que a atividade do PART-135 atingiu seu fundo, mas a atividade do PART-91 ainda parece ter um pequeno caminho a percorrer antes que os declínios parem”, Kuhn completou sua análise perspectiva. [EL] – c/ fonte