Atividade de aeronaves executivas cresceu no 1S22, pelos dados da provedora Argus, em 03.08.22


A atividade de aeronaves executivas na Europa e na América do Norte continuou em ritmo recorde no primeiro semestre do ano, com os vôos dos segmentos do transporte não-regular, por demanda (fretamento) – PART-135 –  atingindo um novo pico em março e do transporte privado – PART-91 – se recuperando da baixa de movimentação pela Covid, de acordo com a revisão de meio de ano da provedora de dados, analista e especialista em segurança da aviação executiva Argus International.

A Argus observou que o crescimento começou em uma base forte no primeiro trimestre, com ganhos anuais em média de 24% ao mês. De fato, cada mês no primeiro semestre do ano registrou um aumento na base de comparação ano x ano em relação a 2021.

Na América do Norte, a atividade aérea do transporte não-regular aumentou 15,8% no primeiro semestre, em comparação com 2022. O segmento do transporte privado – PART-91 – teve o maior crescimento em relação a 2021, um aumento de 19%, enquanto a atividade de operação compartilhada seguiu com alta de 14,2% e o transporte não-regular, por demanda (fretamento) – PART-135 – teve aumento de 12,8%.

A atividade de aeronaves de cabine larga experimentou um ressurgimento com 271.961 vôos registrados neste ano (1S22), um aumento de 28,5% em relação ao ano anterior (1S21). A atividade de aeronaves de cabine média aumentou 17,9%, aeronaves de pequeno porte cresceu de 14,5% e aeronaves turboélices aumentou 8,8%.

Enquanto isso, na Europa, a atividade aérea aumentou 58,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021.

Globalmente, os vôos de aeronaves executivas aumentaram 29,3%.

A Argus prevê que os vôos da aviação não-regular continuem à frente pelo resto do ano, mas com uma taxa de crescimento mais lenta, com média de cerca de um ponto percentual acima da atividade em 2021 e 19,8% acima dos níveis pré-pandemia em 2019. [EL] – c/ fontes