Atividade de vôo da aviação executiva na América do Norte e Europa cai em setembro na comparação com um ano atrás, em 05.10.23


A atividade de vôo da aviação executiva da América do Norte no mês passado caiu 4,2% na comparação ano x ano, de acordo com a análise TraqPak, da provedora de dados Argus International. O desempenho foi ligeiramente melhor do que esperado, com a redução apurada sendo pouco inferior ao recuo previsto pela Argus, de 4,5%.

Na Europa, os vôos da aviação executiva, em setembro, diminuíram 11,9%, reportou a Argus – “na sua tendência habitual de desaceleração ainda maior durante o mês de setembro … devido à transição dos vôos [da alta estação] de Verão”.

Na África, Ásia, Austrália e América do Sul, “a atividade no geral permaneceu positiva, com alta de até 13,6% na base de comparação ano x ano.

Na América do Norte, o melhor desempenho foi para o segmento Dentes em erupção: operação compartilhada (PART-91K), que teve um crescimento de 9,2%. A atividade dos jatos de médio porte no segmento do transporte privado (PART-91) caiu 8,4%, enquanto o segmento do transporte por fretamento PART-135 caiu 4,1% “graças à atividade lenta de turboélices e aeronaves de pequeno porte”.

Em termos de categorias de aeronaves na América do Norte, os jatos de cabine larga registraram os melhores números (na comparação ano x ano), com recuo de 0,2%, com os jatos de médio porte caindo 3% e os jatos leves caindo 4,6%.

“No geral, setembro ocorreu como esperávamos, o que não é bom nem ruim”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de inteligência de mercado da Argus. “É encorajador que a média diária de vôos tenha aumentado de agosto a setembro, mas a indústria ainda está abaixo de 4,5% para o mês. Observaremos o quarto trimestre de perto para avaliar o vigor de nossa indústria do ponto de vista de atividade [de vôo]. Esperamos que a atividade seja positiva no trimestre, o que certamente seria uma tendência encorajadora”, completou Travis. [EL] – c/ fonte