Atividade global de jatos executivos continua “firme” – com alta acumulada no ano de 2% -, com dados da última semana de fevereiro, por reporte da analista de dados da WingX, em 10.03.25

Conforme post no dia 06 de Mark Phelp, editor sênior da mídia de aviação AVweb, os setores de jatos executivos em todo o mundo de 24 de fevereiro a 02 de março aumentaram 5% em comparação com a mesma semana em 2024, de acordo com analistas de dados, por rastreamento de vôos, do setor de aviação da WingX.
Comunicado à imprensa da rastreadora de mercado global no reporte Week 9 da WingX declarou que esta foi relativamente a semana mais forte no comparativo ano x ano desde o final de janeiro.
A atividade de jatos executivos no acumulado do ano globalmente aumentou 2%, recuperando-se de uma queda de 2% nas primeiras 10 semanas de 2024.
“A atividade de jatos executivos permaneceu muito firme nos últimos três meses, representando uma recuperação genuína das tendências de linha plana em 2023 e 2024”, disse Richard Koe, diretor administrativo da WingX. “Na semana mais recente, a demanda foi notavelmente forte de e para Washington, D.C., sem surpresa. Os mercados europeus geralmente estão atrasados no início de março, com a Alemanha como a mais óbvia retardatária”, completou Koe.
O reporte Week 9 da WingX também revelou que a atividade de jatos executivos no EUA foi mais forte na Flórida e no Texas, com partidas de vôos aumentando 6% e 8%, respectivamente.
Ainda no EUA, as partidas de vôs do transporte por demanda/fretamento (PART-135) e de operação de aeronaves compartilhadas (PART-91K) também foram 8% maiores do que no ano passado.
“Para o mês de fevereiro, os aeroportos do EUA viram tendências variadas, com alguns ganhos no principal aeroporto Teterboro [KTEB – em Nova Jersey] e Washington Dulles [KIAD], mas quedas substanciais de Palm Beach [KBPI] e McCarran [agora International Harry Reid, KLAS, em Las Vegas]”, registrou o relatório. “No geral, a atividade de jatos executivos no EUA em fevereiro caiu 1% em comparação ao ano passado (observando a ausência do ano bissexto), ainda 27% à frente de fevereiro de 2019”.
O reporte Week 9 da WingX também revelou que a atividade de jatos executivos na Europa permaneceu no mesmo nível do ano passado. A atividade de aeronaves com certificados de operadores aéreos (COA) – para transporte público – caiu 3%, com a atividade na Alemanha caindo até 6%. A Suíça e a Itália tiveram um pequeno crescimento, no entanto, com partidas de 8% e 9% em comparação ao ano passado.
Em fevereiro, na Europa, a atividade de jatos executivos caiu 4% em comparação com 2024, com um total de 33.887 partidas de jatos executivos registradas.
“Apesar dos declínios de fevereiro, no acumulado do ano, a França e o Reino Unido permanecem 2% e 1% à frente de 2024”, informou o relatório. “As perdas da Alemanha se estenderam, a atividade de fevereiro ficou 11% atrás do ano passado, levando a tendência do acumulado do ano para menos 7% em relação ao ano passado”, também informou o reporte.
Enquanto isso, a Espanha se juntou à Bélgica como os únicos dois países no Top 10 a ver a atividade de jatos executivos crescer em comparação ao ano passado. A WingX declarou que o crescimento da Espanha em fevereiro “parece vir de um forte mercado doméstico”, com setores de jatos executivos em vôos domésticos subindo 8% em comparação ao ano passado.
Fora do EUA e da Europa, a atividade de jatos executivos reporte Week 9 da WingX cresceu 7% em comparação ao ano passado, com alta principalmente estimulada por grandes aumentos na África e na América do Sul, com partidas de 21% e 30%, respectivamente. O México liderou o resto do mercado mundial de partidas de jatos executivos, em pé de igualdade com o ano passado, e tanto o Brasil quanto a Índia tiveram forte crescimento, com partidas de 12% e 13% a mais que no ano passado, respectivamente.
Por outro lado, a atividade no Oriente Médio caiu 11% enquanto as partidas na Ásia caíram 4% na comparação anual. A Austrália teve 8% menos atividade de jatos executivos em fevereiro de 2025 do que no ano anterior. [EL] – c/ fonte