Atividade globalmente de aeronaves executivas com alta em agosto, na pesquisa TraqPak, da Argus International, em 08.09.25


Em post no dia 08 na plataforma online da AIN, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu os dados do último relatório de atividade da aviação executiva TraqPak, da provedora de dados e inteligência Argus International.

Lynch postou que a atividade de vôos de aeronaves executivas na América do Norte em agosto registrou seu maior aumento na base de comparação anual (YoY) até agora, com um aumento de 4,4%, com a atividade globalmente tendo aumento de 3,7%, enquanto a atividade de vôos na Europa, por sua vez, teve alta de 1,9%, marcando seu quarto mês positivo consecutivo, pelos dados do último relatório TraqPak.

“Agosto foi definitivamente uma surpresa agradável para nós”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “Esperávamos que a atividade aumentasse, mas a demanda superou nossa previsão mais uma vez, e esse é um problema que aceitaremos com prazer. A atividade positiva do PART-91 continua contribuindo para o aumento da atividade em 2025, juntamente com um mercado estável do PART-135 e um mercado de compartilhamento robusto. Globalmente, a Europa encerrou um verão positivo após alguns anos de quedas consistentes”, analisou Khun.

A expectativa era de que a atividade na América do Norte aumentasse 2,0% em agosto, observou a Argus. O fortalecimento contínuo ocorre à medida que as operações de compartilhamento continuaram a crescer, com um ganho anual de 12,5%. Em agosto, os operadores do transporte por demanda (fretamento) – PART-135 – voaram 3,7% a mais que o ano anterior e os do transporte privado – PART-91 – 1,7%.

A utilização de jatos de médio porte registrou o maior aumento no mês, com 5,4% a mais de atividade, mas as categorias de jatos leves e grandes seguiram de perto, com alta de 5,3% e 5,2%, respectivamente. A atividade de turboélices aumentou 2,2% em agosto.

As operações de compartilhamento com jatos grandes registraram a maior melhora individual, de 24,7%.

Na Europa, a atividade de jatos grande em agosto teve um salto significativo em relação ao ano passado, com 6,9%, enquanto a atividade de jatos leves aumentou 1,1% e a de jatos de médio porte, 0,6%. Isso compensou a queda de 2,6% nos vôos de turboélices.

No restante do mundo, a atividade geral melhorou 2,5%, com os vôos de jatos leves subindo 18,8%, seguidos pela atividade de jatos de cabine larga com 8,5% e de jatos médios com 8%. Semelhante ao padrão na Europa, as operações de turboélices tiveram declínio com queda de 5,6%.

A Argus prevê que o aumento anual da atividade de vôos da aviação executiva continuará em setembro, a um ritmo mais contido de 2,1% na América do Norte e a um ritmo ligeiramente aquecido na Europa, de 2,9%. [EL] – c/ fonte