ATR atualiza motorização com nova variante PW127XT, em 15.11.21


Marcando presença na feira de aviação Dubai Airshow, ainda que o mercado do Golfo seja dominado por aeronaves de grande porte atendendo aeroportos no esquema hub-and-spoke, com muitos poucos turboélices operando na região, a fabricante franco-italiana de turboélices ATR anunciou que planeja adotar a nova variante de motor PW127XT, da Pratt & Whitney Canada Pratt & Whitney Canada, em substituição às atuais unidades PW127M que equipam os modelos ATR42-600 e ATR72-600.

A decisão da ATR de fazer parceria com a Pratt & Whitney Canada (P&WC) na nova variante da série PW127 foi tomada em 2018, disse o CEO da ATR Stefano Bortoli para a mídia AIN. Chamando o novo motor de “uma mudança radical na sustentabilidade e na economia das companhias aéreas”, Bortoli prometeu que a ATR “está determinada a continuar definindo o ritmo da inovação no segmento de mercado regional”.

O 127XT – sigla derivada da expressão extended Time-on-Wing (tempo de asa estendido) – permitirá uma redução de 20% nos custos de manutenção em comparação à unidade 127M, divulga a ATR. Segundo a fabricante, o PW127XT requer apenas duas revisões programadas de motor em 10 anos, em comparação com três para o PW127M. A extensão de 40% do intervalo de manutenção do motor (Time-on-Wing) significa que o intervalo de revisão aumentará de 14.000 para 20.000 horas de vôo.

As empresas também esperam que o “XT” consuma 3% menos combustível do que a série “M”, ampliando ainda mais a vantagem de 40% no consumo de combustível que o ATR tem sobre os jatos regionais na mesma categoria de assentos, de acordo com a P&WC.

“Temos o prazer de lançar este novo motor PW127XT com ATR”, disse a presidente da P&WC Maria Della Posta. “Otimizado para a família de aeronaves ATR42/72, ele proporcionará uma melhoria significativa nos custos operacionais, estendendo a já impressionante economia operacional e sustentabilidade deste turboélice regional”, disse Della Posta.

O PW127XT estará disponível no verão de 2022 e se tornará o motor padrão para todas as aeronaves ATR, incluindo o ATR42-600S, a variante STOL (de operação em pista curta) ora em desenvolvimento, divulgou a fabricante franco-italiana, que tem sede em Toulouse.

A cliente ATR de lançamento do 127XT será a operadora aérea Air Corsica, que encomendou cinco ATR72-600 com a nova variante de motorização. A ATR espera que as entregas comecem em novembro de 2022.

“Isso mostra o valor do motor e que os operadores estão satisfeitos com o que ele oferece. Está em linha com a nossa política de desenvolvimento contínuo de produtos, tanto para reduzir os custos operacionais para o nosso cliente como para melhorar ainda mais a sustentabilidade do nosso produto. O novo motor apoiará nossa jornada em direção à implantação de combustível de aviação 100 por cento sustentável ”, disse Bortoli.

Atualmente, todas as aeronaves ATR estão aprovadas para operação com mistura 50/50 (QAv/SAF), e a fabricante pretende obter a certificação para operação 100% SAF até 2025.

Bortoli permaneceu calado sobre o preço adicional da nova variante de motorização (PW127XT), mas a existência de clientes de lançamento antecipadamente ao motor “mostra claramente que há um caso de negócios muito persuasivo”, disse Bortoli. “A economia de custo de manutenção superaria qualquer aumento no custo deste motor”, ele disse.

Constituída em novembro de 1981, quando a Aerospatiale (agora Airbus) e a Aeritalia (agora Leonardo) fundiram seus dois projetos separados, mas semelhantes, de aeronaves regionais em um único projeto, a ATR celebra neste mês, pois, seu 40º aniversário.

“A ATR atingiu dois outros marcos: 1.800 aeronaves foram vendidas e 1.600 entregues a cerca de 200 operadoras em quase 100 países desde o início do programa”, observou a vice-presidente de marketing da fabricante Zuzana Hrnkova. Os ATR (42 e 72) são classificados como as aeronaves regionais mais vendidas desde 2010 no mercado de 50 a 90 assentos, obtendo 76% de todas as vendas de turboélices e 38% de todos os pedidos firmes de aeronaves regionais, acrescentou Zuzana.

Conforme dados da VP de marketing, o maior mercado do ATR está na Ásia-Pacífico, que responde por 37% da frota total, seguido da Europa respondendo por 30% de participação; as Américas respondem por participação de 23% enquanto o Oriente Médio tem peso de 10%.

“Estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos até agora”, afirmou Bortoli. Ao longo de sua história, a ATR seguiu a mesma estratégia de desenvolvimento contínuo do ATR42 e ATR72 de primeira geração para a série -600 e cresceu os dois modelos em uma “família maior” com o cargueiro específico ATR72-600F e o ATR42-600S.

Lançado em outubro de 2019, o ATR42-600S é variante de operação em pista curta, de até 800 m. de comprimento, com 40 passageiros a bordo, em condição padrão. O ATR42-600S sofreu um pequeno atraso na certificação porque a ATR teve que ajustar o cronograma de desenvolvimento devido às restrições da Covid-19, e agora espera a certificação em 2024, de acordo com Hrnkova. [EL] – c/ fontes