ATR e divisão da Safran desenvolvem sistema de diagnóstico de trem de pouso (com monitoramento integridade de trem de pouso) ante evento de pouso “duro”, em 12.05.22


A ATR, fabricante aeronáutica ítalo-francesa líder mundial de aeronaves regionais, e a francesa Safran Landing Systems, líder global em sistemas de pouso e frenagem, desenvolveram o Smart Lander, um serviço inovador de diagnóstico de trem de pouso que usa conhecimento de ponta em análise de dados para otimizar os tempos de resposta da fabricante em caso de pousos “duros” (hard landing) e a retomada de aeronaves em serviço mais rapidamente.

Este serviço inovador, o primeiro de seu tipo na indústria da aviação, conta com a tecnologia de Machine Learning Technology – “aprendizado de máquina tecnológico”. Com base em centenas de milhares de simulações de pouso “duro”, o Smart Lander emite recomendações aos operadores sobre as ações de manutenção a serem tomadas de acordo com a severidade do toque, do nível da aceleração do pouso ocorrida e o nível de carga resistido pelo trem de pouso. As aeronaves podem posteriormente ser autorizadas a continuar suas operações comerciais ou, alternativamente, serem despachadas para uma base de manutenção. Esse processo leva menos de uma hora, em comparação com mais de uma semana, no processo existente.

David Brigante, vice-presidente sênior de suporte e serviços ao cliente da ATR, declarou: “Nosso processo anterior podia levar de 10 a 20 dias úteis. Foram necessárias análises da divisão de projetos da ATR e da Safran Landing Systems para decidir se a aeronave estava apta a retornar ao serviço. Com o Smart Lander, poderemos reduzir enormemente nossos tempos de resposta, aumentando assim a disponibilidade das aeronaves, reduzindo custos para os clientes e aumentando a satisfação do cliente, mantendo o mesmo nível de qualidade de análise”.

Patrick Joyez, diretor-técnico da Safran Landing Systems, disse: “Temos trabalhado lado a lado com a ATR, capitalizando nosso know-how conjunto em relação a trem de pouso e às operações realizadas pela ATR para desenvolver este serviço de monitoramento de integridade, analisando a condição do trem de pouso com base na experiência da Safran no aproveitamento de dados. O Smart Lander é um verdadeiro avanço em termos de análise de carga de pouso, que oferecerá valor real aos operadores de ATR”. [EL] – c/ fontes