ATR42-600S (com configuração parcial) voa pela primeira vez, em 12.05.22


A ATR realizou, nesta quarta dia 11, o primeiro vôo da variante de decolagem e aterrissagem curta (STOL – Short TakeOff and Landing), com aeronave parcialmente configurada, de seu turboélice ATR42-600, informou a fabricante em comunicado.

O vôo decolou às 10:00 do Aeroporto Francazal, em Cugnaux, na França, e durou 2 horas e 15 minutos. A tripulação realizou o que a ATR classifica de uma série de testes para avaliação do desempenho dos sistemas atualizados da aeronave.

Após completar o primeiro vôo, os engenheiros testarão novas funcionalidades, uma de cada vez, começando com o MFC-NG (Multifunctional Computer New Generation, computador multifunciponal de nova geração), seguido pelo sistema de frenagem automático (Autobrake), de frenagem aerodinâmica em solo, ou spoiler em solo (Ground Spoiler) e sistemas de classificação de decolagem melhorada, divulgou a ATR.

A fabricante acrescentou que a aeronave entrará em sua configuração final no final do ano com a adição de um novo leme maior e passará para sua fase de certificação em 2023.

Lançado durante a feira aeronáutica Paris Air Show de 2019, como o ATR42-600S, a variante oferecerá recursos de decolagem e pouso em pistas de até 800 m. (2.624 pés) – em comparação com 1.050 m. (3.445 pés) da variante convencional -, com 40 passageiros a bordo em condição padrão de vôo. Cerca de 500 aeroportos pelo mundo têm pistas que se estendem entre 800 e 1.000 m. e podem receber o ATR42-600S; quase um terço (33%) dessas pistas concentra-se na região da Ásia-Pacífico.

ATR42-600S:
https://www.atr-aircraft.com/our-aircraft/atr-42-600s-stol/

Com a crise do Covid interrompendo o cronograma inicial do programa em alguns meses, a ATR espera que as entregas do ATR42-600S comecem no início de 2025.

A ATR já deteve compromissos para 20 ATR42-600S, incluindo dez da Elix Aviation Capital, lessora de turboélices com sede em Dublin, na Irlanda. [EL] – c/ fontes