Atualizações incorporadas nas aeronaves pela Textron Aviation apontadas pela contribuição do cliente, em 01.08.25

Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, o editor da mídia Matt Thurber repercutiu a presença Textron Aviation, e os insights recebidos na visita ao estande da fabricante, na eira de aviação EAA AirVenture Oshkosh, que aconteceu entre os dias 21 e 27.
Na EAA AirVenture Oshkosh, em Wisconsin, a Textron Aviation teve o maior espaço de exposição e o maior número de aeronaves – com nove (9) aviões, de modelos a pistão até jato, passando por turboélice – entre todos os expositores, sem mencionar uma presença significativa que nenhum outro grande fabricante de aeronaves executivas conseguiu igualar.
“Quero seguir a direção que nossos clientes nos levam”, disse Jimmy Beeson, diretor de desenvolvimento de produtos. “Quero que tudo o que fazemos seja guiado por esse usuário final e por esse cliente. Assim, [damos] continuidade ao grande impulso que construímos com nossos clientes estratégicos e continuamos a trazer novas tecnologias, nova estética e novos designs para nossos clientes”, Beeson completou.
Beeson apontou que a chave para o desenvolvimento de novos produtos é o processo do conselho consultivo do cliente (CAB), e esses conselhos têm se envolvido com programas como as aeronaves Cessna Longitude (jato executivo), Cessna SkyCourier (transportador turboélice) e o Beechcraft Denali (monomotor turboélice) e outras.
“Dar atenção a esse legado do proprietário-operador ou do departamento de voos corporativos e continuar a iterar na série CitationJet sempre foi extremamente bem-sucedido para nós”, disse ele. “Estamos sempre coletando feedback … não apenas em um ambiente formal de CAB, mas em nossas conversas diárias com nossos clientes”, disse Beeson.
Em feiras de aviação como a EAA AirVenture e a NBAA-BACE, essas conversas são mais informais, mas ainda assim importantes. “Você nunca perde uma oportunidade de obter feedback quando está diante dos clientes”, Beeson disse, para emendar: “Eles adoram vir aqui e caminhar pela exposição estática comigo ou com Ron Draper [presidente e CEO da Textron Aviation] e nos contar tudo sobre o que amam ou o que mal podem esperar para ver na aeronave, o que não gostam e o que não funciona. Levamos tudo isso em consideração”.
Questionado sobre a mudança para aviônica totalmente Garmin em toda a linha Textron Aviation, Beeson disse: “Acho que há um nível inerente de conforto que acompanha [a Garmin]. Posso ter começado com o G1000 e passado para o G3000; arquitetonicamente, é a mesma coisa. A forma como interajo com ele pode ser diferente, mas há um nível definido de conforto que acompanha as plataformas móveis, mas mantendo um [sistema] relativamente familiar e confortável”, Beeson explicou.
A lista completa de aeronaves apresentadas na exposição estática da Textron (Estande nº 78) na EAA AirVenture Oshkosh incluiu:
- Cessna Skyhawk (C172)
- Cessna Skylane (C182)
- Cessna Turbo Skylane (C182T)
- Cessna Turbo Stationair HD (C206)
- Cessna Grand Caravan EX,
- Beechcraft Denali
- Beechcraft King Air 360
- Cessna SkyCourier (variante cargueira) – pela primeira vez na exposição estática
- Cessna Citation M2 Gen2
Adicionalmente, foram expostos os mockups dos modelos Cessna Citation CJ3 Gen3 e CJ4 Gen3.
Notavelmente ausentes da exposição da Textron estavam os produtos Beechcraft de motorização a pistão (monomotor) Bonanza G36 e (bimotor) Baron G58.
Em 2024, a Textron entregou cinco (5) aviões Bonanza e dois (2) aviões Baron, ambos somando 7 unidades, com a estabilidade de entrega do Bonanza e redução de entrega de Baron. Em 2023, foram entregues cinco (5) aviões de cada, ambos somando 10 unidades.
“A Beechcraft é uma marca valiosa”, disse Beeson, “e você pode ver como ela está bem representada em Oshkosh”. Ele acrescentou que os investimentos continuam na linha Beechcraft, mas estão mais focados no King Air e no novo monomotor turboélice Denali.
Pela primeira vez na EAA AirVenture Oshkosh, o SkyCourier, para transporte de carga e passageiros, ocupou bastante espaço na exposição da Textron. E o modelo “está indo muito bem. Ele recebeu muita atenção aqui na exposição. É surpreendente o quão grande ele é e o quanto você pode acomodar nele, todas as coisas que você pode fazer com ele. Recentemente, certificamos a versão combi que pode dividir as operações de passageiros e carga. É uma plataforma muito versátil com muito potencial”, disse Beeson.
Em Oshkosh, um dos três novos interiores recentemente anunciados do Cessna Grand Caravan foi exibido, a cabine no padrão Lunar Premium, como parte da comemoração do 40º aniversário do modelo monomotor turboélice. Thurber destacou que os assentos acolchoados e novos carpetes conferem ao interior uma aparência mais atraente, em comparação com a típica cabine utilitária encontrada em aeronaves para missões utilitárias. Portas USB-C estão instaladas em cada assento, e este Caravan conta com a atualização do cockpit preto anunciada no ano passado. Mais de 3.100 aviões Caravan foram entregues desde que o Tipo entrou em serviço em 1985.
Thurber destacou que o segundo avião de produção do novo monomotor turboélice Beechcraft Denali também esteve em exposição. O avião se destina para certificação do interior e da aviônica. Este Denali tinha a configuração de assentos executivos club-four com toalete com cinto opcional. Um toalete com serviço externo também é opcional, com fechamento dos toaletes por uma antepara móvel e uma porta deslizante. O espaço do toalete padrão é uma unidade para bagagem de mão.
Com o novo motor GE Catalyst do Denali recebendo a certificação da FAA em fevereiro, as entregas devem começar logo após a certificação, em 2026. “O programa de testes de vôo está indo bem e estamos nos preparando para entrar em serviço”, disse Beeson. [EL]