Australiana Stralis assina acordo com empresa de investimentos californiana Aviate Enterprises como cliente de lançamento da versão elétrica a hidrogênio do Beechcraft Bonanza (A36), em 05.08.25
Em post no dia 30 (julho) na plataforma online da AIN, Charles Alcock, editor-chefe da mídia, repercutiu a notícia que a empresa de investimentos californiana Aviate Enterprises concordou em ser o cliente de lançamento no EUA de uma versão elétrica a hidrogênio da aeronave Beechcraft Bonanza (A36), originalmente um monomotor a pistão de seis assentos, desenvolvida pela startup australiana Stralis Aircraft, de Brisbane.
As empresas anunciaram o acordo no dia 23 de julho, na feira EAA AirVenture, em Oshkosh, Wisconsin, que aconteceu entre os dias 21 e 27.
O anúncio não especificou o número de aviões Bonanza convertidos envolvidos no acordo, para aquisição pela Aviate. As empresas afirmaram que a Califórnia está bem posicionada para ser uma das primeiras a adotar aeronaves movidas a hidrogênio, uma vez que já está desenvolvendo infraestrutura de reabastecimento.
A Stralis está testando seu sistema de propulsão elétrica a hidrogênio em dois aviões Bonanza A36 na Austrália. Com o objetivo de iniciar vôos de teste no final de 2025, a Stralis planeja solicitar um Certificado Tipo Suplementar em 2026 para o A36-HE.
O sistema de propulsão da Stralis é baseado nas células de combustível de membrana de troca de prótons de alta temperatura desenvolvido pela Stralis, que, segundo a empresa, são seis vezes mais leves do que as alternativas e oferecem melhor desempenho, custos e requisitos de manutenção mais baixos. O sistema substituirá o motor a pistão original do Bonanza A36, Continental IO-520 (de 285 HP) ou IO-550 (de 300 HP), a partir de 1984.
“O que estamos fazendo é como 3 de abril de 1973 – a data da primeira chamada de celular no mundo”, disse Timothy (Tim) Devine, fundador e presidente da Aviate Enterprises. “amos mudar o mundo da aviação com aeronaves movidas a hidrogênio. O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, além de ser ecológico e limpo”, completou Devine.
“Precisamos de pioneiros como Tim e a equipe da Aviate Enterprises para tornar o vôo elétrico a hidrogênio uma realidade. Estamos entusiasmados em ajudá-los a serem os primeiros no Estados Unidos a equipar suas aeronaves com um sistema de propulsão elétrico a hidrogênio Stralis. O Bonanza é uma aeronave icônica e muito apreciada, e como o combustível [AvGas] 100LL se torna cada vez mais difícil de acessar e os proprietários enfrentam revisões, agora é o momento oportuno para iniciar a transição para um sistema de propulsão e combustível limpos. Bob Criner, CEO e cofundador da Stralis.
A Stralis planeja converter o avião comercial regional bimotor turboélice Beech 1900 para propulsão a hidrogênio. E também está trabalhando em seu próprio projeto para um avião comercial de 50 assentos designado SA-1-HE, que teria um alcance de até 1.620 MN. De acordo com a Stralis, o trabalho para este programa poderá começar em 2028, com entrada em serviço prevista para 2037. [EL] – c/ fonte
