Autoridade de aviação civil do Reino Unido publica guia de manutenção para turboélices e jatos leves, em 13.10.22


A Autoridade de Aviação Civil (CAA – Civil Aviation Authority) do Reino Unido publicou guia de manutenção para turboélices e jatos leves, intitulado “The Airworthiness Code: A Maintenance Guide for Light Aircraft” [Código de Aeronavegabilidade: Um guia de manutenção para aeronaves leves], basicamente com o objetivo de fornecer a proprietários e operadores de aeronaves leves da aviação geral, incluindo turboélices e jatos leves com menos de 12.500 lb. (5.670 kg), uma melhor compreensão dos regulamentos de aeronavegabilidade e como aplicá-lo aos seus aviões. Os tópicos abordados pelo guia incluem o sistema de aeronavegabilidade, as responsabilidades de aeronavegabilidade do proprietário-operador, o programa de manutenção PART-ML e a prática da aeronavegabilidade continuada.

O programa de manutenção PART-ML simplifica as regras de manutenção existentes e oferece uma abordagem menos prescritiva e onerosa para programas de manutenção, revisões de aeronavegabilidade, adiamentos de defeitos e extensões de TBO (intervalo de revisão geral/overhaul), proporcionando mais privilégios para pilotos, proprietários, equipe de certificação independente e pequenas organizações de manutenção.

The Airworthiness Code: A Maintenance Guide for Light Aircraft” [Código de Aeronavegabilidade: Um guia de manutenção para aeronaves leves]:
https://prod.uploads.slack.files.api.cncms.aero/F0469T8J484/CAP2400S%20Airworthiness%20Code_interactive.pdf

O guia está em texto em formato .PDF, em 90 páginas. São quatro capítulos – [1] Sistemas de Aeronavegabilidade, [2] Responsabilidades de proprietários/operadores, [3] Programa de manutenção PART-ML e [4] Aeronavegabilidade continuada prática.

“A comunicação é um dos principais pilares de nosso relacionamento com a comunidade da aviação geral”, divulga Rob Bishton, diretor de segurança e espaço aéreo da CAA do Reino Unido. De acordo com Bishton, “com cerca de 18.000 aeronaves de aviação geral e 30.000 pilotos, é importante que as principais mensagens sobre segurança e gerenciamento de riscos sejam claras e concisas. O feedback da comunidade indicou que, no domínio da manutenção e do gerenciamento contínuo da aeronavegabilidade, às vezes há espaço para melhorias”. [EL] – c/ fontes