Avcon Industries anuncia STC da FAA para extintores de incêndio portátil sem halon para toda linha Learjet, em 09.09.25


No dia 21, a Avcon Industries (especialista americana, do Kansas, de modificação de aeronaves, e componentes e sistemas integradores aeronáuticos, inclusive para missão espacial) divulgou que, juntamente com sua afiliada Butler Avionics Inc. (como subsidiárias da Butler National Corporation) a obtenção de STC (Certificado Tipo Suplementar)  para instalação de extintores de fogo não-halogênico (non-halon) portátil  para substituição na linha de jatos Learjet – de todos os modelos: 24, 25, 29, 31, 31A, 35, 36, 35A (C-21A), 36A, 40, 45, 55, 55B, 55C, 60, 60XR, 70 e 75.

Os novos extintores são projetados para serem substitutos de tamanho equivalente, com impacto mínimo no ajuste e na compatibilidade.
A Avcon recebeu o STC nº ST12087CH da FAA, autorizando a substituição dos extintores de incêndio “não-halon” existentes em toda a linha de aeronaves Learjet. Este STC permite a instalação de extintores de incêndio com Halotron BrX, projetados para facilitar a adaptação e atender aos requisitos da EASA.

A Avcon informou que submeteu pedido de validação pela EASA da aprovação do STC para os extintores de incêndio.

O halon foi identificado como uma substância destruidora da camada de ozônio. A produção de halon é proibida nos Estados-membros da União Européia desde 1994, embora tenha sido permitida para certos “usos críticos”, inclusive em alguns sistemas de aeronaves. Em conformidade com os regulamentos da União Européia e o Protocolo de Montreal, os órgãos reguladores, incluindo a EASA, exigiram que os extintores portáteis de incêndio com halon nas cabines das aeronaves e nos compartimentos da tripulação sejam substituídos por alternativas adequadas até 31 de dezembro de 2025.

“A Avcon e a Butler Avionics se uniram a um fornecedor líder de extintores de incêndio especiais para disponibilizar extintores sem halon, a fim de cumprir a exigência pendente da EASA e obter a aprovação de instalação do STC para os Learjets”, disse Patrick Hupp, gerente de aviônica. “Os novos extintores foram projetados para instalação simples no mesmo local das unidades existentes, com provisões para locais de montagem adicionais em alguns modelos Learjet antigos. Estamos trabalhando arduamente para obter a aprovação da EASA para a instalação do extintor de incêndio substituto. A Avcon e a Butler Avionics também estão trabalhando para adicionar modelos adicionais à lista de modelos aprovados pelo STC (AML)”, completou Hupp. [EL]