Aviação Executiva “ascendendo rapidamente” em sustentabilidade, com campanha de defesa da aviação executiva “Climbing Fast” para mostrar o seu progresso e compromisso com promessa de sustentabilidade, em 23.10.23
A articulista da mídia AIN on line Kerry Lynch escreveu um post, datado no dia 17, para noticiar que a comunidade da aviação executiva uniu-se em torno de uma nova campanha – “Climbing Fast” (subindo rápido) – para destacar o progresso e compromisso com a promessa que fez em direção à meta de emissões líquidas zero até 2050.
Imagem: AIN on line
https://www.ainonline.com/aviation-news/business-aviation/2023-10-17/business-aviation-climbing-fast-sustainability
Lançada na manhã do dia 17, no início da convenção anual da aviação executiva americana – a NBAA-BACE 202 -, da associação americana de aviação executiva NBAA -, a campanha, de defesa do segmento, será usada para educar os líderes de opinião pública e tomadores de decisão sobre o compromisso e o papel de liderança da aviação executiva com a sustentabilidade. A campanha envolverá um site dedicado que servirá como veículo promocional e também como recurso. Além disso, os planos prevêem publicidade digital paga, presença multicanal nas redes sociais e um programa direcionado de relações com a mídia.
E a campanha já marcou presença em toda a convenção (BACE) deste ano, desde sinalização e distintivos até sessões, incluindo um almoço de jornalistas no dia 18 intitulado “Business Aviation is climbing fast on Sustainability” (Aviação executiva subindo rápido em termos de sustentabilidade).
A campanha de defesa “Climbing Fast” enfatizará o valor da aviação executiva como uma incubadora de inovação, com exemplos dos investimentos em winglets de asas de aviões, compósitos leves estruturais para células-fuselagens e asas, sistemas de navegação por satélite e outras tecnologias de redução de carbono, as emissões das aeronaves executivas foram reduzidas em 40% em apenas quatro décadas e as novas aeronaves executivas com até 35% mais eficiência em consumo de combustível do de geração anterior.
A campanha também destacará o trabalho pioneiro para tornar realidade o seu objetivo de emissões líquidas zero de carbono, nomeadamente através:
– do desenvolvimento de aeronaves ecológicas que utilizam motores ultraeficientes, incluindo propulsão híbrida, elétrica e até movida a hidrogênio;
– da produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), que podem reduzir as emissões líquidas de carbono em 80% em relação aos combustíveis tradicionais; e,
– do uso de rotas aéreas mais racionais – “inteligentes” -, rápidas e eficientes que requer menos energia.
A campanha da indústria unificada já conta com nada menos que dez organizações de partes interessadas nas suas fileiras, cujos líderes declararam o seu apoio entusiástico à iniciativa.
A campanha de defesa “Climbing Fast” baseia-se em outra campanha histórica, de longa data, com o slogan “No Plane, No Gain” (Sem avião, sem ganho), alusivo ao dito popular ““No Plane, No Gain” Sem dor, sem ganho), disse o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen. Agora, com cerca de 30 anos, a campanha “No Plane No Gain” acumulou evolução ao longo dos anos para se adaptar a diferentes ambientes, plataformas de mídia e tipos de mensagens.
“Sempre foi uma espécie de ponto focal para a nossa indústria, um apelo baseado numa frase cativante que era bem conhecida … e permitiu-nos falar eficazmente sobre quem somos e os benefícios sociais que a aviação executiva oferece”, Bolen explicou.
Mas os líderes da indústria reconheceram que, além de promoverem os benefícios sociais, “precisamos de ser claros e inequívocos sobre o nosso compromisso com emissões líquidas zero até 2050”, disse Bolen. Isso ocorre no momento em que a indústria tem sido cada vez mais alvo de manifestantes ecológicos.
Como tal, as associações industriais passaram vários meses a “entender a melhor forma de apresentar tudo o que somos e tudo o que estamos a fazer, incluindo o nosso compromisso com a sustentabilidade a um público que pode não conhecer, compreender ou apreciar a aviação executiva”, falou Bolen.
Trabalhando com um pesquisador estabelecido, “aprendemos que há, talvez como seria de esperar, muitas pessoas que não conhecem a aviação executiva [e] não entendem a aviação executiva. Quando questionados sobre aviação executiva e sustentabilidade, eles não fazem uma conexão positiva”, revelou Bolen. A sondagem também mostrou que, quando apresentadas a fatos sobre o que a aviação executiva está a fazer em termos de sustentabilidade, as pessoas começaram a mudar de opinião. “Vimos que um número significativo de pessoas estava convencido de que a aviação executiva é uma indústria essencial com compromisso com a sustentabilidade”, disse Bolen.
E ainda, segundo Bolen, “a indústria precisa reconhecer que pode transmitir o que faz, o que está a fazer e qual é o seu compromisso”.
Bolen relatou uma série de mensagens, incluindo o fato da indústria ter reduzido as emissões em mais de 40% em apenas quatro décadas e de que cada novo modelo de aeronave é até 35% mais eficiente do que um modelo que substitui.
“A indústria da aviação executiva tem sido essencial no fornecimento de oportunidades econômicas para uma força de trabalho da próxima geração, ajudando empresas de todos os tamanhos a terem sucesso, ligando as comunidades da América e fornecendo assistência humanitária aos necessitados”, disse o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen. “Igualmente importante, a nossa indústria há muito que assume um compromisso ambicioso com a sustentabilidade, com resultados mensuráveis. Nossa nova marca de iniciativa Climbing Fast levará esta mensagem aos formuladores de políticas, líderes de opinião e outros públicos-chave, informando as percepções sobre o histórico e o valor da sustentabilidade da indústria”, disse Bolen.
“Fomos pioneiros em eficiência, obtendo avanços, sejam winglets, sejam tecnologias de compostos, adoção antecipadamente de GPS [navegação por satélite], todas essas coisas que fizemos, demonstramos que somos uma incubadora de inovação que promoveu eficiência, que é o equivalente à sustentabilidade”, explora Bolen. Além disso, segundo Bolen, a indústria pode demonstrar claramente que é uma defensora do combustível de aviação sustentável e da propulsão híbrida, elétrica e até mesmo a hidrogênio, e é líder na produção “enxuta” em operações sustentáveis.
“Todas essas coisas são coisas que nos propusemos a realizar há dois anos, quando assumimos o nosso compromisso de zero emissões líquidas até 2050”, disse Bolen.
No que diz respeito a contar esta história, várias opções foram examinadas e foram realizados grupos focais. Isso levou à campanha com slogan “Climbing Fast”. A “escalada”, disse Bolen, mostra o avanço da aviação e a rapidez representa um significativo senso de urgência. O logotipo é decorado com uma folha para representar a sustentabilidade e o meio ambiente.
“Portanto, estamos ascendendo rapidamente para emissões líquidas zero. Estamos ascendendo rapidamente para criar novos empregos. Estamos a elevar rapidamente para proporcionar desenvolvimento econômico. Estamos subindo rapidamente para ajudar as empresas a chegar onde precisam estar, quando precisam, com segurança, flexibilidade e sustentabilidade. E estamos subindo caminhos para fornecer ainda mais ajuda humanitária”, afirmou Bolen, para emendar: “Mas, na verdade, o que você ouve nessas palavras e vê no logotipo é a nossa missão de alcançar emissões líquidas zero”.
Bolen sublinhou que esta não é apenas uma missão, é uma promessa.
Quanto à estréia da campanha na NBAA-BACE, Bolen observou que a convenção “tradicionalmente … tem sido uma oportunidade para celebrarmos todas as grandes coisas que a aviação executiva faz, incluindo a promoção da segurança, a promoção da força de trabalho e a promoção da sustentabilidade”.
Bolen enfatizou que a campanha “Climbing Fast” é um esforço de toda a indústria com várias organizações envolvidas e apoiando-a.
“À medida que novas tecnologias são desenvolvidas, abrem-se mais possibilidades para incorporar inovações energéticas sustentáveis para manter e expandir os benefícios mundiais da aviação”, disse Jack J. Pelton, CEO e presidente do Conselho de Administração da EAA – Experimental Aircraft Association (associação de aeronaves experimentais). “Os membros da EAA sempre estiveram na vanguarda da imaginação e da inovação para o vôo, por isso estamos entusiasmados com programas como o Climbing Fast e outros para trazer oportunidades para o futuro da aviação que nem sequer eram imaginadas há pouco tempo”, completou Pelton.
“A aviação executiva é a incubadora de tecnologia para a indústria da aviação, pois lideramos o caminho no avanço da segurança e da sustentabilidade”, disse o presidente e CEO da GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral), Pete Bunce. “Nossa indústria sustenta mais de 1,2 milhões de empregos totais e mais de US$ 247 bilhões em produção econômica total no EUA. Quando você olha para a nossa indústria, o Climbing Fast descreve verdadeiramente o trabalho que temos feito para promover a sustentabilidade e a tecnologia da aviação, promover a segurança, fortalecer o crescimento económico e fornecer serviços valiosos às comunidades”, falou Bunce.
“O movimento em direção a aeronaves de decolagem e pouso vertical (VTOL) ecologicamente corretas já está em andamento, com novos participantes e fabricantes existentes utilizando combustíveis alternativos”, disse o presidente e CEO da HAI – Helicopter Association International (associação internacional de helicópteros), James Viola. “Esta evolução em direção à sustentabilidade é a direção certa para a indústria da aviação. A Climbing Fast é necessária para que o público e os decisores políticos compreendam plenamente como a aviação vertical e toda a aviação estão a trabalhar para um amanhã mais verde”, registrou Viola.
“A IADA orgulhosamente apoia o novo Climbing Fast da indústria da aviação executiva. Rápido. campanha de defesa de direitos”, disse o diretor executivo da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves), Wayne Starling, para emendar: “Temos o prazer de fazer parte desta iniciativa abrangente da indústria para promover o progresso mensurável, sustentável e contínuo da aviação executiva para melhorar o nosso meio ambiente”.
“A Climbing Fast dá voz ao notável progresso de sustentabilidade que a aviação executiva fez para atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050, ao mesmo tempo em que atende a diversas necessidades econômicas e sociais”, disse o diretor-executivo do IBAC – International Business Aviation Council (Conselho Internacional de Aviação Executiva (IBAC), Kurt Edwards. “A campanha tem uma mensagem globalmente relevante, e o IBAC trabalhará com nossos membros e outros parceiros da indústria para elevá-la junto aos legisladores de todo o mundo, ressaltando o compromisso da aviação executiva com a sustentabilidade e benefícios sociais mais amplos”, completou Edwards.
“A NAFA tem orgulho de apoiar a iniciativa Climbing Fast”, disse o presidente da NAFA – National Aircraft Finance Association (associação nacional de financiamento de aeronaves), Ed Medici. “Reconhecemos a importância de uma abordagem sustentável para as operações de aviação executiva. Os membros da NAFA fornecem o capital que permite à indústria concretizar um futuro mais sustentável através de avanços em tecnologia, eficiência e investimentos na força de trabalho da próxima geração”, falou Medici.
“Na aviação executiva, movimentamos os negócios do mundo de forma segura, eficiente e sustentável. Nossos membros estão empenhados em apoiar o esforço Climbing Fast, que ressalta o compromisso de toda a indústria com um mundo saudável e sustentável para todos”, disse Elizabeth A. Clark, diretora-executiva da WCA – Women in Corporate Aviation (Mulheres na Aviação Corporativa). “A WCA continuará a concentrar-se nos muitos benefícios do compromisso de sustentabilidade da indústria, incluindo o seu papel na promoção do desenvolvimento da força de trabalho e na promoção de inovações orientadas para soluções que beneficiarão a todos, para as gerações vindouras”, acrescentou Clark. [EL] – c/ fontes