Aviação executiva global registra em novembro aumento na atividade de 8,2% na comparação anual, nos dados da Argus International, em 08.12.25


Em post na plataforma online da AIN no dia 04, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu os últimos dados de pesquisa da atividade da aviação executiva – TraqPak  – da provedora de tecnologia de informação em dados e segurança da aviação Argus International, divulgada no dia 04.

Com base no reporte da Argus, as aeronaves da aviação executiva globalmente registraram em novembro um aumento na atividade de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com a América do Norte apresentando o maior crescimento mensal em mais de uma década (excluindo o período da Covid-19), de 8%, e a Europa se mantendo em território positivo no crescimento da atividade de vôos pelo sétimo mês consecutivo, com um aumento de 0,3%.

Este quadro de alta de atividade deve continuar neste mês, projeta a Argus, acreditando que a atividade de vôos aumentará 2,5% na América do Norte e 0,2% na Europa, na comparação anual.

O aumento em novembro de 8% na América do Norte superou o “salto” mensal anterior, registrado em setembro, quando as operações cresceram 7,2%. Esses foram os meses mais fortes, sem incluir os picos da Covid-19, pelo menos desde janeiro de 2015.

Em novembro, todas as categorias operacionais na América do Norte apresentaram melhor desempenho, com a atividade de propriedade compartilhada registrando um aumento expressivo de 12,8% em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior. A atividade do segmento de transporte por fretamento (PART-135) cresceu 9,9% e atividade do segmento de transporte particular (PART-91) teve alta de 4,4%. Da mesma forma, todas as categorias de aeronaves apresentaram maior atividade, com jatos de médio e pequeno porte registrando aumentos de 10,4% cada e jatos de grande porte com um aumento de 6,3%. A atividade com turboélices também apresentou um aumento de 3,8%.

De fato, ao cruzar todas as aeronaves com as categorias operacionais, a Argus observou somente aumentos nos resultados, sendo o maior deles um salto de 16% envolvendo aeronaves de médio porte operadas em vôos fretados. Em seguida, vieram as operações de propriedade compartilhada de aeronaves de pequeno porte com um aumento de 15,9%.

“Dois meses depois de estabelecermos um recorde para o maior ganho mensal, excluindo o período da Covid, estabelecemos um novo recorde em novembro”, afirmou Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus International. “Se há uma notícia mais importante, é a melhora contínua no mercado de aeronaves PART-91 e os números positivos no mercado de aeronaves PART-135 de cabine larga. Esses mercados têm apresentado instabilidade nos últimos dois anos, então é bom finalmente ver os números em território positivo”, completou Kuhn.

Embora tenha havido um aumento geral de 0,3% em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior na América do Norte, os vôos de aeronaves executivas na Europa apresentaram resultados mais irregulares, com a atividade de turboélices caindo 4,8% e a de jatos de cabine pequena, 1,9%. No entanto, houve crescimento positivo para aeronaves de médio porte (3,8%) e de cabine grande (4%).

Em outras regiões do mundo, em novembro a demanda continuou trajetória de alta consideravelmente, com um ganho de 13,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, com a atividade de jatos de cabine pequena liderando o crescimento com 21,9%, seguida por aeronaves de médio porte com 14,9%, turboélices com 13,6% e aeronaves de cabine grande com 9%. [EL] – c/ fonte