Aviação geral poderá ganhar aeródromo na região das Montanhas Capixabas, em Venda Nova do Imigrante, em investimento do Estado do ES, em 03.05.25



Fonte: g1 – 30/04/2025

Conforme notícia do portal g1 no dia 30, a região das Montanhas Capixabas, em Venda Nova do Imigrante, no ES, poderá ganhar um aeroporto para atender a aviação geral e aeronaves de até 50 passageiros. A informação foi divulgada pelo governo do Espírito Santo. A idéia é incrementar o turismo e o escoamento de produtos locais da região serra capixaba.

O projeto do Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas está em fase de estudo técnico preliminar, não possui definição sobre prazos de obras ou investimentos. O aeroporto também deverá se integrar à rede de infraestrutura do Estado, com as estradas rurais e rodovias.

Várias reuniões estão sendo feitas com participação do secretário estadual de turismo, Victor Coelho, do secretário estadual de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno, além de empresários e lideranças locais.

Preliminarmente, a infraestrutura aeroportuária está prevista de ser construída às margens da ES-477 e próxima da BR-262. A localização, no distrito de Alto Caxixe, foi escolhida pelas condições topográficas e meteorológicas, com a ausência de obstáculos críticos para vôo.

Segundo o projeto, avião bimotor turboélice do transporte regional comercial do modelo ATR-42, com capacidade para até 50 passageiros, poderá pousar no novo aeroporto capixaba.

O secretário estadual de mobilidade e infraestrutura Fábio Damasceno disse que o projeto está praticamente concluído e que está em fase de conversas com o empresariado local para entender a necessidade de desapropriações na região. “Vale salientar que as áreas que serão desapropriadas são de plantação. O ponto para construção é um espaço que se adequou às normas de segurança, com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil [ANAC]”, disse o secretário.

O secretário de Mobilidade apontou que o terreno onde o aeródromo deve ser construído está localizado em uma área estratégica das montanhas capixabas. “O Espírito Santo é um Estado pequeno em território, mas gigante em diversidade e potencial. O governo está com esse olhar estratégico, de conectar o Estado por meio de uma rede de aeroportos regionais, respeitando as vocações de cada região. Em Linhares [55 MN a N-NE de Vitória), já temos um aeroporto em operação que fortalece a logística e a economia do Norte capixaba. Em Cachoeiro [do Itapemirim, a 60 MN a SW de Vitória], as obras estão em ritmo acelerado para transformar o sul do Estado em um novo pólo aéreo. Agora, é a vez da região das montanhas capixabas”, afirmou Damasceno.

Segundo o secretário de turismo Victor Coelho, o aeroporto vai impulsionar o turismo na região serrana capixaba. “Estamos avançando para transformar um sonho antigo da região das Montanhas Capixabas em realidade. O projeto do aeroporto regional é um investimento do governo do Estado que vai impulsionar ainda mais o crescimento da região. Estamos empenhados para concretizar a obra, que fortalecerá tanto a produção local quanto o turismo, um dos grandes atrativos da nossa região”, afirmou o secretário de turismo.

O centro urbano do município de Venda Nova do Imigrante dista cerca de 50 MN a oeste de Vitória. O aeródromo (privado) ACA – Caxixe (SSDC), a cerca de 5 MN a SE do centro, está em altitude de 3.392 pés.

O distrito de Alto Caxixe está a cerca de 6,0 MN a sudeste do centro de Venda Nova do Imigrante, “cortado” pela rodovia estadual ES-477, com a sua confluência com a BR-262 a 2,4 MN a NE de Alto Caxixe (e 5,2 MN a SE de Venda Nova do Imigrante).