Aviação geral supera linha aérea em número de aeronaves-usuárias de “CPDLC em rota” no EUA no 2T25, em 07.09.25

Em nota no dia 02, a NBAA (associação da aviação executiva do EUA) repercutiu que a aviação geral, que inclui aeronaves executivas, passou a liderar em equipamentos de comunicação por link de dados entre controlador e piloto (CPDLC – Controller Pilot Data Link Communication), de acordo com dados recentes da FAA.
A lista mais recente de participação do CPDLC em Rota (En-Route CPDCL Participation List), publicada em 23 de julho de 2025, identificou 3.919 aeronaves da aviação geral atualmente elegíveis para participar de “Rota Doméstica CPDLC no EUA”. A lista também mostrou nos últimos três meses (2T25):
– 3.689 aeronaves da aviação geral utilizaram “CPDLC em rota”; e,
– 3.473 aeronaves de operadores de linha aérea utilizaram “CPDLC em rota”.
A utilização de “CPDLC em rota” somou 7.162 aeronaves-usuárias, com 51,5% sendo da aviação geral (3.689 aeronaves) e 48,5% sendo de linha aérea (3.473), uma diferença de 216 aeronaves.
A NBAA aponta que, embora o número de aeronaves que utilizam “CDPLC em rota” não seja igual ao número de transações CPDLC, visto que as cias. aéreas normalmente realizam mais vôos por dia, esses dados demonstram o compromisso das comunidades da aviação executiva em adotar equipamentos para aumentar a segurança e melhorar a eficiência do Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS – National Airspace System) do EUA.
“A comunidade da aviação executiva se mobilizou para assumir o compromisso financeiro e de hardware necessário para participar do CPDLC e ajudar a FAA a tornar o programa doméstico CPDLC um sucesso”, disse Richard Boll, presidente do subcomitê de tecnologias de vôo e espaço aéreo da NBAA. “Também estamos observando uma expansão na equipagem CPDLC para além dos tipos de aeronaves que vimos equipar inicialmente”, acrescentou Boll.
Inicialmente, a equipagem aviônica com capacidade CPDLC era vista em operações de grandes empresas de gerenciamento e compartilhamento de aeronaves que conduziam operações oceânicas, disse Boll, mas agora mais operadores com operações domésticas estão se equipando para o CPDLC. Há também mais opções de aviônicos para a modernização de aeronaves mais antigas, com até mesmo turboélices menores sendo equipados para o CPDLC.
Boll disse que prevê uma lista atualizada “vermelha, amarela e verde” de configurações aviônicas aceitáveis para o CDPLC em rota doméstica do EUA até o final do ano.
Quando um ‘pacote’ de aviônicos se candidata pela primeira vez à elegibilidade para o CPDLC, o ‘pacote’ é colocado na “lista amarela” enquanto seu desempenho é avaliado dentro do sistema CPDLC em Rota do EUA. Os sistemas aviônicos na lista “vermelha” apresentaram problemas de desempenho identificados e não são elegíveis para participação. A lista “verde” indica a conclusão bem-sucedida dos testes e a aprovação da FAA para participar do CDPLC em rota doméstica do EUA.
Atualmente, nenhum equipamento consta na lista verde. No entanto, a lista atualizada deve incluir alguns equipamentos com “selo verde” pela primeira vez.
O programa de Comunicação de Dados da FAA permite a troca de autorizações complexas de controle de tráfego aéreo por meio de enlace de dados, reduzindo a dependência da comunicação por voz. Os benefícios incluem tempos de transmissão mais curtos, maior eficiência do Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS) e maior segurança, reduzindo o potencial de falhas de comunicação. As diretrizes da FAA alertam que a cobertura abaixo de 16.000 pés não é garantida, e turboélices operando em altitudes mais baixas podem apresentar falhas ou interrupções no serviço. [EL]