Aviação regional em Rondônia terá novo investimento do Governo Federal, de cerca de R$ 38 mi aplicados em obras e aquisição de equipamentos, nos (04) aeroportos de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, em 30.04.22
Nesta terça dia 26, nota no portal do MINFRA divulgou que o Estado de Rondônia ganhará reforço orçamentário do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC, para melhoria e expansão de quatro aeroportos do Estado: Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. Está sendo destaco pelo Governo Federal verba superior R$ 38 milhões.
O anúncio foi feito nesta terça (26) pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em reunião com o governador rondoniense, coronel Marcos Rocha.
“Com essa destinação de recursos, vamos aumentar a conectividade em Rondônia e aumentar as possibilidades de negócios no Estado”, disse Sampaio.
Em Ariquenes, está em andamento a contratação do projeto que envolve novo terminal de passageiros, pátio de aeronaves, taxiway e alargamento da pista.
A 87 MN a sudeste de Porto Velho (SBPV) e 93 MN a noroeste de Ji-Paraná (SBJI), também em RO, no setor NW-N do centro urbano, o aeroporto de Ariquemes (SJOG) tem pista (03/21) de 18 x 1.306 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 25 e resistência de subleito baixa, em elevação de 466 pés. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna, com circuito de tráfego com altitude mínima de 1.600 pés (1.134 pés AGL).
ROTAER informa a existência de obstáculo de aeródromo, “violando superfície do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo” (PBZPA), de uma torre com iluminação com elevação de 266 m./873 pés (124 m./407 pés AGL), com locação nas coordenadas 09º54’51,99”S/063º02’01,83”W, um ponto a 2,2 MN a sudeste (RM 173º) do aeródromo (ARP).
A aeródromo de Cacoal (SSKW), a 220 MN a SE de Porto Velho (SBPV), envolve processo de aquisição de mobiliário e equipamentos. No início de dezembro passado, o terminal de passageiros do aeródromo foi reinaugurado, após ampliação e modernização para atender, com qualidade e eficiência, a população do município e entorno, visitantes e a um número cada vez maior de pessoas que buscam oportunidades de negócios na cidade conhecida como a “Capital do Café” e imediações.
Em julho, foi concluída a implantação do sistema de iluminação indicador auxiliar de rampa de aproximação de aeronaves (PAPI) e da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), com sua Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A).
Em Ji-Paraná/Aeroporto “José Coleto” (SBJI), a 178 MN a SE de Porto Velho (SBPV) e 44 MN a NW de Cacoal (SSKW), a verba será destinada à aquisição do PAPI “secundário” e às obras do novo terminal de passageiros.
Em elevação de 597 pés, o aeroporto (SBJI) tem pista 03/21 de 45 x 1.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito baixa. A cabeceira 03 já conta com sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI. O aeroporto é homologado pera operação VFR diurna/noturna e IFR dirnea/noturna. A operação no aeroporto conta com procedimentos IFR para as duas cabeceiras; a saída é com procedimento SID OMNI e quanto são dois procedimentos por navegação por satélite (RNAV-RNP), um para cada cabeceira. Mas NOTAM N0119, de 04/11/21, com validade de 04/11/21 até 30/04/22, informa a proibição de pouso na pista 21 para aeronaves em operação em horário noturno.
No dia 22 de março, a INFRAERO anunciou a sua contratação pelo Governo do Estado de RO – Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) para elaboração de estudos e projetos para construção de um terminal de passageiros (TPS) no Aeroporto de Ji-Paraná/“José Coleto” (SBJI).
O aeroporto de Vilhena (SBVH), a 328 MN a SE de Porto Velho e 150 MN a SE de Ji-Paraná (SBJI), envolve a fase final da licitação para implantação de biruta iluminada, farol de aeródromo, sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI “primário” e de iluminação de pátio.
Em 2020, o aeroporto passou por obras de adequação, contratadas pelo Governo do Estado, visando atender a operação de serviços aéreos do transporte comercial.
Em elevação de 2.018 pés, o aeroporto de Vilhena (SBVH) tem pista (03/21) de 30 x 2.600 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito alta. A cabeceira 03 é equipada com sistema de indicação de rampa PAPI. O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna.