Avião C210 apreendido por transporte de droga em Juara (MT) desaparece em meio da investigação policial, durante guarda numa fazenda, em 30.10.25
Conforme notícia no dia 02 de setembro do portal g1, um avião monomotor Cessna C210 foi apreendido e seis homens foram presos durante uma operação integrada da Polícia Militar e o GEFRON (Grupo Especial de Segurança na Fronteira), em Juara (MT), a 275 MN a NW de Cuiabá (MT). A operação aconteceu no último domingo (31) e foi divulgada pela polícia no dia 1º.
Segundo a Polícia Civil, entre os detidos estão quatro brasileiros e dois bolivianos, sendo que um dos estrangeiros tinha mandado de prisão expedido na Bolívia.
Conforme a polícia, foi localizada uma pista clandestina na zona rural do município, usada para pouso de aeronaves com drogas vindas da Bolívia.
Os militares se deslocaram até uma fazenda suspeita e encontraram um avião monomotor, e mais uma caminhonete, e os seis suspeitos. Dentro do avião, os policiais encontraram um tablete de cloridrato de cocaína.
Foto: SECOM/MT
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/v/XuGMEIQsml7gWUjU7RVg/whatsapp-image-2025-09-01-at-09.10.17.jpeg)
Também foram apreendidas três armas de cano longo, munições, dinheiro estrangeiro e equipamentos de radiocomunicação e internet.
Na sede da propriedade de um dos suspeitos, conforme a polícia, foram localizados cerca de 200 litros de combustível.
A ação resultou em um prejuízo de R$ 750 mil às facções criminosas.
Os seis suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia de Juara, e colocados à disposição da Justiça, em caso de tráfico internacional de drogas e furto da aeronave.
No dia 16 (out.), o g1 noticiou que o avião envolvido, sob investigação da Polícia Militar, desapareceu no dia 14. O desaparecimento – subtração – do avião foi descoberto após a equipe da Guarda Permanente da Polícia Militar se deslocar até a Fazenda Piquiri, a 45 km de Juara, para fotografar a aeronave e anexar as imagens em um pedido de cautela judicial; na fazenda, a equipe não encontrou o avião, constatando o “furto”.
Segundo a Polícia Militar, o avião estava na fazenda por falta de recursos para o traslado até Juara. O proprietário da fazenda declarou que um dos funcionários confirmou ter visto a aeronave na tarde anterior antes de sair para o campo, mas, quando voltou, o avião não estava mais no local.
Pelo cadastro aeroportuário brasileiro, do município de Juara está inscritos um conjunto de 17 aeródromos.
O aeródromo público local – “Juara Sul” (SIZX) -, a 3,5 MN a SW do centro urbano, tem pista (11/29) de 30 x 1.500 m., de asfalto (com resistência de pavimento PCN 12), em elevação de 991 pés, aprovada para operação VFR diurna.
Entre os 16 aeródromos privados no município, está o “Piquiri Aero Agrícola” (SDXS), a 1,6 MN a NE do centro urbano de Juara (e 5 MN do “Juara Sul”/SIZX), com pista (11/29) de 23 x 1.000 m., de cascalho (com resistência de piso para aeronave com até 5.700 kg), em elevação de 971 pés, aprovado para operação VFR diurna.
O município de Juara está na FIR Amazônica (SBAZ), jurisdição do CINDACTA-IV, com espaço inferior sendo Classe G. A sudeste, estão Sinop (MT), a cerca de 124 MN, e Sorriso (MT), a cerca de 130 MN; a oeste, Ji-Paraná (RO) dista cerca de 260 MN.
