Avião RV-10 é roubado no interior sul do MA e deixado em campo de fazenda na região central do TO, em 06.07.25

Na manhã dia 02 (quarta-feira), quatro criminosos empreenderam roubo de um avião monomotor na região de Presidente Dutra, no MA, a 166 MN ao sul de São Luís (MA) e 102 MN a oeste de Teresina (PI), após renderem o piloto antes da decolagem.
O avião é o experimental VAN’S RV-10 de matrícula PT-ZUZ (registro de produção/montagem FVE-1750 e fabricação 2010), do transporte privado (registrado na categoria PET – Construção Amadora), propriedade e operador Pessoa Física – Nilo Tayrone Arouche Amorim, prefeito de Senador Alexandre Costa (27 MN a leste de Presidente Dutra) -, com último registro de compra/transferência em novembro de 2023. O avião é aprovado com 4 assentos – para um piloto e até 3 passageiros -, para operação de vôo VFR diurno.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o piloto se preparava para voar para Picos, no PI (a 210 MN a SE de Presidente Dutra). Após ser rendido pelos criminosos armados e encapuzados, o piloto foi amarrado e colocado dentro do seu próprio carro. Parte do grupo dos bandidos seguiu por uma estrada vicinal para a zona rural do município de Tuntum (a cerca de 9 MN a oeste de Presidente Dutra), onde o carro foi abandonado.
Buscas foram realizadas por equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) localizaram o carro e o piloto.
Com criminoso(s), o avião voou e pousou numa fazenda em Natividade, região central do Tocantins (a 430 MN a SW de Presidente Dutra, e a 93 MN a SE de Palmas/TO e 83 MN a leste de Gurupi/TO), já na FIR Brasília, onde foi abandonado. Segundo a Polícia Militar do Tocantins, o responsável pela fazenda percebeu a presença incomum do avião em sua propriedade, já na tarde do mesmo dia, e entrou em contato com a polícia.
Registro: ASCOM Polícia Militar/Divulgação – g1
Conforme cadastro aeroportuário, não existem aeródromos cadastrados no município de Presidente Dutra (FIR Amazônica), na região havendo os mais próximos:
– aeródromo (uso privado) Fazenda Pajeú (SS6L) – no município de Governador Archer (25 MN a NE de Presidente Dutra e 21 MN a NW de Senador Alexandre Costa), em elevação de 635 pés, com pista de 25 x 1.140 m. asfaltada, para operação VFR diurna.
– aeródromo (uso privado) Fazenda Fresadora (SNJE) – no município de Gonçalves Dias (31 MN a NE de Presidente Dutra e 12 MN a norte de Senador Alexandre Costa), em elevação de 499 pés, com pista de 30 x 1.000 m. de cascalho, para operação VFR diurna.
– aeródromo (uso privado) Graúna (SJ9M) – no município de Fortuna (37 MN a SE de Presidente Dutra e 18 MN a SE de Senador Alexandre Costa), em elevação de 623 pés, com pista de 20 x 1.300 m. de piçarra, para operação VFR diurna.
– aeródromo (uso privado) Fazenda São Luiz (SNB7) – no município de Tuntum (28 MN a SW de Presidente Dutra e 51 MN a SE de Senador Alexandre Costa), em elevação de 709 pés, com pista de 18 x 800 m. de cascalho, para operação VFR diurna.
Conforme cadastro aeroportuário, do município de Presidente Dutra (FIR Amazônica) está inscrito o aeródromo (uso privado) Santa Mônica (SWMN), com pista de 30 x 1.190 m. de cascalho, em elevação de 1.220 pés, para operação VFR diurna, situando-se a 22 MN ao sul do centro urbano de Natividade.
A 32 MN a W-NW de Natividade, no município de São Valério, está o aeródromo (uso privado) Fazenda Água das Três Meninas (SN6M), com pista de 15 x 1.000 m., de terra, em elevação de 823 pés, e a 32 MN a leste, no município de Almas, está o aeródromo (uso privado) Fazenda Ipiranga (SDU3), com pista de 18 x 1.000 m. de terra, em elevação de 1.302 pés.