Avião (ULA)-treinador elétrico Elektra faz o seu primeiro vôo, e performance supera expectativa da fabricante alemã GmbH, em 11.07.22

A Elektra Solar GmbH – a empresa aeroespacial alemã com foco nas áreas de sistemas aéreos tripulados e não-tripulados – testou com sucesso o avião-treinador Elektra Trainer, um ultraleve avançado de dois assentos e motorização elétrica.
Com o piloto de testes Uwe Nortmann nos controles, o protótipo Elektra Trainer partiu do Aeroporto Internacional de Memmingen, no sul da Alemanha, em 29 de junho. O avião subiu, silenciosamente e sem emissões, após uma decolagem impressionantemente curta, de 100 m. (330 pés), e subiu rapidamente, à razão de oito metros por segundo (8 m./seg, ou 1.575 pés/min.), e voou por 20 minutos. Em altitude, o Elektra Trainer operou em um modo de cruzeiro de baixo consumo – de apenas cerca de dez quilowatts de energia.
Ao pousar, Uwe Nortmann comentou favoravelmente a aeronave, afirmando que superou as expectativas dos desenvolvedores.
O Elektra Trainer foi projetado para atender às necessidades das escolas de vôo e clubes de vôo. Seu baixo custo operacional de menos de € 60 por hora é cerca de metade do custo de uma aeronave ultraleve tradicional.
O Elektra Trainer também marca o advento da Digital Aircraft Platform (Plataforma de Aeronave Digital), da Elektra Solar, uma infraestrutura própria patenteada que facilita a manutenção preventiva ao monitorar automaticamente os sistemas das aeronaves em vôo e carregar os dados em uma rede baseada em “nuvem”, onde são analisados com a ajuda de algoritmos de inteligência artificial. Erros e desvios dos parâmetros operacionais normais são relatados ao proprietário da aeronave e/ou a um fornecedor de manutenção. A plataforma, que a Elektra Solar pretende oferecer em toda a sua frota, aumenta simultaneamente a segurança e reduz os custos de manutenção.
Tendo completado seu vôo “inaugural”, o Elektra Trainer começará agora os testes de vôo de certificação com o objetivo de receber a certificação alemã de ultraleve avançado (ULA) até o final deste ano. A partir desta certificação, a Elektra Solar pretende expandir gradualmente sua família de aeronaves elétricas. A empresa está confiante de que pode desenvolver e produzir uma aeronave elétrica de 10 assentos, para mobilidade regional, amigável à comunidade (baixo ruído) com um alcance de 500 km (270 MN) dentro de dez anos. [EL] – c/ fontes
Site Elektra Solar:
https://www.elektra-solar.com/