Avidyne anuncia kit de instalação EZ para suíte aviônica Vantage 12 para aviões Cirrus SR, para agilizar processo de conversão/atualização da suíte original Entegra por revendedores/oficinas, em 12.04.24


No dia 20 (março), a Avidyne Corporation anunciou na convenção anual da AEA – Aviation Electronics Association (associação de eletrônica aeronáutica) seu novo kit de instalação EZ para suíte aviônica com seus novos monitores (telas de informação de vôo) Vantage12 para aeronaves Cirrus SR

O kit de instalação EZ compreende um chicote adaptador EZ que se adapta à fiação da suíte original Entegra e um par de adaptadores EZ montados na parte traseira dos novos monitores PFD/MFD Vantage 12, que são projetados para reduzir drasticamente a complexidade da instalação, reduzindo ao mesmo tempo o tempo de inatividade (fora de serviço) geral e custo. A Avidyne também está disponibilizando painéis pré-cortados e sobreposições como parte do pacote de atualização Cirrus.
A suíte Vantage 12 requer dois IFD (Integration Flight Deck, ou plataforma de vôo integrada) –  ou dois FMS (sistemas gerenciadores de vôo/navegadores) -, da Avidyne, e piloto-automático digital DFC-90, também da Avidyne. A fornecedora de sistemas aviônicos integrados também anunciou sua configuração recomendada para utilidade ideal para incluir os dois monitores Vantage 12 com um único ADC – Air Data Computer (computador/processador de dados atmosféricos), além de um IFD-540 para FMS/NAV/COM#1, IFD-440 para FMS/NAV/COM#2, com o piloto-automático digital DFC-90, e um transponder AXP-322 Mode S montado remotamente, receptor SkyTrax200 ADS-B IN, além de um painel de áudio AMX-240. Esses itens são vendidos separadamente.

As instalações podem variar ligeiramente com base na preferência do cliente. Muitos proprietários de Cirrus já atualizaram seus já antigos navegadores e piloto-automático para novos IFD e o piloto-automático DFC-90 em preparação para a suíte Vantage 12.

“A Avidyne foi a primeira a trazer cabines de comando com visores [monitores] grandes para o mercado da aviação geral leve e agora o Vantage 12 oferece aos proprietários desses modelos Cirrus antigo [2000-2008] a capacidade de atualizar facilmente para telas maiores de 12 polegadas [30,48 cm] na diagonal sensíveis ao toque, visão sintética 3D e, o mais importante, sistemas duplos de referência de atitude [ARS – Atitude Referencial Sensor] que fornecem redundância total e nenhuma perda do piloto-automático no caso improvável de falha da tela”, disse Tom Harper, diretor sênior de marketing da Avidyne. “Com mais de 4.000 aeronaves Cirrus equipadas com Entegra e pré-Entegra, que são candidatas à atualização Vantage 12, isso representa um potencial de mercado significativo para nossa rede de revendedores e um salto em frente em tecnologia, confiabilidade e segurança para nossos clientes”, observou Harper.

A suíte Vantage 12 é uma atualização de plataforma de informação de vôo de próxima geração (next generation) para aeronaves Cirrus SR equipadas com a suíte Entegra. Suas (2) grandes telas sensíveis ao toque de 12 polegadas (30,48 cm) na diagonal oferecem melhorias significativas na dimensão do visor, no brilho e no desempenho do processador em relação aos sistemas antigos, mantendo a facilidade de uso que é sinônimo da marca Avidyne. Cada monitor (display) Vantage 12 contém um Sensor de Referência de Atitude (ARS – Atitude Referencial Sensor) integrado que fornece entrada redundante para o piloto-automático digital DFC-90 para maior segurança e confiabilidade. A Vantage 12 inclui visão sintética com exibição 3D de terreno (relevo) próximo, tráfego, obstáculos, aeroportos e sobreposição de plano de vôo, além de uma interface de usuário de toque híbrida que permite aos pilotos controlar o sistema com tela de toque ou interruptores (buttons) e botões (knobs) dedicados. A tela de informação de vôo primária (PFD) Vantage 12 será muito familiar aos atuais proprietários de Cirrus equipados com monitor da suíte Entegra em termos de facilidade de uso e métodos de operação, com uma curva de aprendizado de transição mínima. A tela de informação de vôo multifuncional (MFD) Vantage 12 fornece exibições em tela cheia e dividida (partilhada) de mapas e dados do plano de vôo (de rota), cartas de saída, chegada e aproximação e diagramas de aeroportos da Jeppesen, múltiplas configurações de usuário, blocos de dados editáveis, listas de verificação e compartilha grande parte da mesma interface de usuário operacional que o popular sistema FMS/GPS/NAV/COM IFD550/540/440. A Avidyne Vantage 12 faz interface com instrumentos de motor existentes e SIU (Sensor Interface Unit – unidade de interface de sensor) para instrumentos de motor exibidos no MFD, ou com DAU (Data Acquisition Unit – unidade de aquisição de dados) mais recentes que adicionam instrumentos primários de motor exibidos no PFD. Os painéis e sobreposições são específicos do número de série, dependendo do modelo SR20 e SR22, com/sem ar condicionado e da configuração SIU/DAU.

Os monitores – conjunto de dois monitores – Dual Vantage 12 – com único ADC para Cirrus SR custam US$ 33.000 (com retorno do núcleo PFD/MFD Entegra). Equipamentos IFD e DFC-90 são vendidos separadamente. Uma opção para o segundo ADC (ADC#2) e um segundo magnetômetro (MAG#2) está disponível por US$ 9.500. O kit adaptador EZ, que inclui um chicote adaptador EZ mais adaptadores PFD/MFD EZ custa US$ 2.100. O kit de painel pré-cortado com hardware custa US$ 250 MSRP. As sobreposições de painel estão disponíveis por US$ 150. Os preços são MSRP 0 Manufacturer Suggested Retail Price (Preço de varejo sugerido pelo fabricante).

A Avidyne está atualmente finalizando o processo de certificação do Vantage12 para Cirrus e espera entregas iniciais ainda neste ano. [EL]


Visão geral do kit de instalação EZ:

https://youtu.be/YlocUqEAWzg

Webinar “Vantage 12 for Cirrus Update”:
https://www.youtube.com/watch?v=3MFprP_Aubk

Avidyne – Vantage 12:
https://www.avidyne.com/shop/flight-display-systems/vantage-flight-display-systems-solutions/

No Blog:
https://aib-el.com.br/avidyne-espera-em-breve-aprovacao-da-faa-para-sua-plataforma-vantage-para-retrofit-dos-avioes-dos-modelos-cirrus-sr20-e-sr22-iniciais-equipados-com-a-suite-entegra-uma-frota-elegivel-de-mais-4-000-a/