Avidyne espera em breve aprovação da FAA para sua plataforma Vantage para retrofit dos aviões dos modelos Cirrus SR20 e SR22 iniciais equipados com a suíte Entegra – uma frota elegível de mais 4.000 aviões, em 27.03.24


Embora a sua atualização de aviônica Vantage12 para milhares de aviões dos modelos Cirrus SR20 e SR22 iniciais que foram equipados com telas de informação de vôo Entegra (da Avidyne) esteja demorando mais do que o esperado devido a atrasos na certificação, da Avidyne espera esta aprovação da FAA em breve.

Segundo a Avidyne, por Tom Harper, diretor sênior de marketing da fabricante, os seus revendedores precisam começar a se preparar para o volume de trabalho que está por vir, porque há mais de 4.000 aviões Cirrus que se qualificam para a atualização.

A atualização Vantage12 foi projetada para atualizar os aviões Cirrus SR20/22 mais antigos para uma plataforma glass cockpit moderna com duas telas sensíveis ao toque, de 12 polegadas (30,48 cm), visão sintética 3D e sistemas de referência de atitude dupla (ARS – Attitude Reference System), cada uma pode acionar o piloto-automático Avidyne DFC-90.

Os aviônicos Entegra (da Avidyne) nesses aviões tinham apenas um ARS e sua falha causa a perda do piloto-automático.

Para facilitar as instalações, a Avidyne projetou módulos adaptadores EZ que se conectam à parte traseira das telas de informação de vôo Vantage – a tela primária (PFD) e tela multifuncional (MFD) -, e esses módulos se conectam diretamente a um chicote adaptador EZ que se conecta à fiação existente.

A atualização padrão da suíte Vantage12 inclui as duas telas de informação de vôo – PFD e MFD – com ARS duplo, um único computador de dados aéreos (ADC – Air Data Computer) alimentando ambos as telas (um segundo ADC sendo opcional), um único magnetômetro (segundo sendo opcional), o piloto-automático DFC-90 (mantendo os servos originais), painel de áudio AMX240 (item opcional, embora recomendado) e transponder remoto.

A Avidyne fornece o novo painel de instrumentos necessário para a atualização, mas isso não altera a altura do painel (bancada). Além de manter os servos do piloto-automático, o magnetômetro original e os instrumentos do motor permanecem como os equipamentos backup. Caso o avião possua unidade de aquisição de dados Avidyne, ela será mantida e os instrumentos/parâmetros de motor serão exibidos no PFD e MFD. A atualização não oferece suporte aos navegadores Garmin 430 instalados em muitos desses aviões, que restarão ser substituídos pelos navegadores GNSS IFD-540 e IFD-440, da Avidyne, caso ainda não estejam instalados.

O preço de comercialização (“varejo”) da atualização é de US$ 33.000 para o kit padrão Vantage12, com aditivos de US$ 2.100 para o adaptador e chicote EZ, de US$ 250 para painel e US$ 150 para a sobreposição do painel; o segundo ADC e magnetômetro opcionais custam US$ 9.500. O navegador GNSS IFD-540 e o IFD-440 não estão incluídos nestes preços nem a instalação, que é feita por um revendedor Avidyne. [EL] – c/ fonte